Wednesday, June 02, 2010

Tecnologias e educação

Sei que já é assunto batido , mas eu quero falar aqui sobre isto porque estou verificando na minha prática.
As tecnologias na educação ainda são ferramentas pouco usadas. Há algumas escolas(top de linha) que dão maior ênfase às tecnologias e as utilizam com seus alunos. Mas na grande maioria das escolas ainda é um tanto tímido o uso .
Agora , mais o que nunca , lamento realmente isto. Talvez eu tenha desenvolvido minha percepção neste sentido por estar no Pead da Ufrgs , mas é certo que me saltam aos olhos o embate das escolas em resistir às tecnologias.
Claro que muito disto se dá em razão dos professores terem resistência. Pode ser por não terem aperfieiçoado-se , pode ser por insegurança , pode ser por mero tradicionalismo , pode ser por rebeldia em não querer aceitar que o computador que os alunos usam pode ser associado ao conhecimento escolar...Enfim , posso especular milhares de coisas aqui , mas o certo é que está sendo deixada de lado uma ferramenta maravilhosa.
Como disse , estou constatando em minha prática de sala de aula , com minha turma de alunos de quarta série, de escola estadual , que é possível aliar as tecnologias e o aprendizado escolar.
Faço uso de computador , internet , data show , sites de páginas educacionais , entre outras tecnologias.
Com o data show , por exemplo, trabalho muitas imagens para os trabalhos de artes. Já apresentei pinturas do Fritzgerald para análise, a Monaliza do Da Vinci para releitura ,A Santa Ceia para análise e releitura, elementos da cultura indígena para construirem com argila...De que forma eu poderia apresentar estes exemplos aos alunos , com a dimensão e a qualidade de imagem , se não fosse o computador , o pen drive e o data show??????
Criei com eles uma página na internet onde estamos produzindo um ótimo trabalho de construção do conhecimento. Esta página permite , além das questões pedagógicas , que eu esteja em contato com eles em diversos momentos , permite que eles tenham a possibilidade de buscar atividades extras para estudos em casa , permite que troquemos informações sobre questões relacionadas à escola , permite que façamos trocas sobre sugestões de atividades e sites que conhecem e que gostariam de dividir com os colegas... É um local para trocas , aprendizagem , conversas sobre a escola ,sobre os conteúdos , entre outras coisas .
Quis relatar aqui estes fatos , pois acredito realmente nas ferramentas tecnológicas na educação , e que este é o caminho para uma escola "conectada" aos alunos.

1 comment:

Beatriz said...

Magali, somos apenas alguns lutando entre uma maioria amorfa. Mas, aos poucos, nossas fileiras de lutadores aumentam. A cada Magali, a força e energia do movimento é mais forte e os resukltados mais visíveis. Valeu!!Um abração
Bea