Monday, June 14, 2010

É pela troca do organismo com o meio, ou seja, através da ação adaptativa que ocorre a construção das estruturas mentais. .
O sujeito interagindo no mundo, isto é, agindo sobre o mundo e sofrendo a influência da ação deste sobre si, está em constante processo de adaptação. Adaptação, na teoria piagetiana, implica num sujeito ativo, capaz de transformar a realidade na qual interage e de transformar a si mesmo, construindo seus conhecimentos, ou seja, sua inteligência. “(Dalpiáz,Menezes , Nevado, 2009)

Pude constatar na prática esta fala.

Ao final da semana que passou concluímos a Arquitetura pedagógica que construímos ao longo de três meses.

Foi um trabalho bastante intenso de trocas e reflexões , onde os alunos em pequenos grupos colocaram seus conhecimentos prévios acerca de um tema específico.

A partir destas colocações nos grupos , os alunos refletiram , complementaram , constataram ou refutaram certas ideias que possuíam sobre os assuntos em debate.

Na sexta-feira , 11/06/10, houve a apresentação final , com os alunos explicando tópicos do texto de autoria de cada grupo.

Posso afirmar a partir desta experimentação , de um projeto organizado e estruturado pela Arquitetura Pedagógica com o auxílio de Tics , que o conhecimento prévio , permeado por dúvidas e certezas , desencadeia nos alunos o interesse e a motivação que tanto desejamos ver em nossos alunos. E que partindo deste interesse os alunos desenvolvem autonomia e comprometimento no trabalho.

Para comprovar minhas colocações coloco aqui o link que leva à página onde os alunos construíram seus trabalhos e registraram os textos de autoria e cada grupo:

Turma 41/2010 do Instituto Estadual Rio Branco de Porto Alegre , RS

No comments: