Tuesday, June 08, 2010

Teatro!!!!


"Criança Pensa
Autor:
Luft, Lya
Editora: Galera Record
Categoria: Literatura Infanto-Juvenil / Literatura P/ Crianças 8-11 A
Pensar é ótimo! Pensar com os outros, com os amigos, com os pais, professores e, principalmente, consigo mesmo. É maravilhoso crescer questionando o mundo, fazendo as perguntas essenciais, mesmo que nem sempre encontremos a resposta. Nesta busca, filósofos e crianças não poderiam ser mais próximos. Com sensibilidade e bom humor, Lya Luft e Eduardo Luft, que é filósofo, abrem..."
Quinta-feira minha turma e eu iremos assistir a peça de teatro baseada neste livro da Lya Luft.
Esta programação tem a ver com o final de minha Arquitetura Pedagógica .
Uma das coisas que observei em meus alunos, ao iniciarmos o trabalho, foi a dificuldade em conseguir expor sua ideias e seus conhecimentos prévios.Os alunos estavam muito inseguros , sempre recorriam a mim para certificarem-se de que estavam corretos , procuravam respostas e confirmações acerca de tudo.
Fiz todo um trabalho com a turma para sentirem-se seguros em colocar suas ideias e pensamentos aos colegas. Procurei estimular a confiança e segurança deles em si mesmos e no conhecimento que tem sobre todas as coisas.
A oportunidade de levá-los a esta peça de teatro, acredito, será mais um elemento para que seja estimulada a auto-confiança , pois o tema da apresentação do teatro permeia o universo infantil e o quanto ele é rico de conhecimento sobre o mundo,o que as crianças vêem e experimentam nele.
Depois conto o que minha turma achou!!!!!

1 comment:

Beatriz said...

Confiança em si e nos outros parece ser uma das palavras chave para que a aprendizagem se desencadeie.
Um abraço
Bea