Friday, June 04, 2010

Ontem à noite estava assistindo tv , quando começou a propaganda eleitoral gratuita de um partido.
Literalmente viajei!!!!!
Quando começaram a falar sobre educação como prioridade , percebi que ria, debochadamente, sozinha!
Sempre a mesma coisa...de quatro em quatro anos as mesmas falas!
Então pensei : Se eles podem divagar e criar estas soluções , também posso.
Imaginei que eu seria capaz de poder resolver os problemas sociais e educacionais que me incomodam e entristecem. O que eu faria para isto?
Ao invés de bolsa escola , criaria com este dinheiro mais escolas de turno integral. Todas escolas deveriam ser de turno integral . O aluno chegaria na escola às 7 horas da manhã e sairia às 19 horas. Teria café da manhã , lanche da manhã , almoço , lanche da tarde e janta. Teria locais para tomar banho , fazer atividades esportivas , como futebol , basquete , volei, técnicas circenses. Teria as aulas com as disciplinas tradicionais , mas teria também moral e cívica , atendimento psicológico , assistente social para acompanhá-lo em sua situação familiar durante as férias, atendimento médico e odontológico em nível de convênio .Os alunos , a partir do ensino médio , não deixariam de ter turno integral e teriam ainda aulas de especialização em nível técnico , para computação , contabilidade ... TODAS AS ESCOLAS SERIAM ASSIM!
Podes estar pensando que sou louca , que isto ia requerer um investimento monstruoso.
Mas então te digo : Será que estas crianças e estes adolescentes que vivem em famílias desestruturadas, desagregadas , que preferem a rua a estar com suas família onde há consumo de alcool , drogas , agressões físicas e psicológicas;que não tem desejos ou perspectivas para um futuro; que estão cometendo delitos e indo para a fase , teriam feito isto se estivessem sendo atendidos em escolas como estas?
Será que haveria tantos adultos que, por não terem sido percebidos e respeitados enquanto ser humano em sua infância e adolescência , cometem hoje atrocidades contra outros seres humanos e acabam superlotando delegacias e presídios?
Será que teríamos tanta disseminação das drogas em nossa sociedade se nossas crianças e adolescentes tivessem tido a oportunidade de participar de atividades produtivas e construtivas em seu tempo livre?
O dinheiro que hoje é investido neste "controle", que é apenas paleativo e torna-se por esta razão um poço sem fundo, como a construção de presídios ,a construção de clínicas para dependentes químicos, seria investido na educação. Daí seria um dinheiro investido realmente na solução , pois em médio prazo haveria um retorno bem mais efetivo do que o retorno dos investimentos em fases ou presídios ou clínicas para dependentes , pois sabe-se que o índice de reincidência das crianças , adolescentes e adultos que vão para estas instituições é extremamente alto.
É claro que sei que a escola não é a solução para todos os problemas da nossa sociedade , mas duvido encontrar alguém que discorde das minhas colocações!

3 comments:

Redação e Vestibulares said...

Amei seu texto.Uma grande verdade.Se todo político e/ou candidato fizesse 1% do que fala q vai fazer, a educação já estaria 100% melhor do que está.Hoje vi a propaganda do PPS falando mal do Enem,até concordo que precisa de mais escolas técnicas,mas nada tira o mérito do Enem que deu condições a muitos alunos entrarem numa faculdade mesmo que privada,pois um curso superior pode fazer as pessoas crescerem e buscarem caminhos mais viáveis a um futuro melhor.

Maria Clara said...

É, boa ideia. Mas me diga: quantos anos você tem? O Riachuelo, em Santa Maria, realmente é um colégio puxado, e é minha preferência, pois mantenho os olhos no meu futuro. Mas e aqueles que abandonam as escolas no segundo ano do ensino médio? Tamanha é a vontade desses jovens, que com o ensino tão rígido como o que você descreveu, haveriam muito mais desistentes! E muita resistência por parte do povo, também. Quer saber o que falta, além de escolas tão maravilhosas como as que você descreveu? Concientização.
Ótimo texto, by the way :)

Beatriz said...

Magali, que maravilha teres leitores como os que comentaram teu texto!! É a rede se formando. Tomara que tenhas entrado nos blog deles para agradecer e continuar o papo. Tudo o que dizes já foi concretizado pelo Brizola nos famosos CIEPs.Eu estive em um no centro do Rio de Janeiro, quando ele era governador do RIo e era simplesmente a concretização do que idealizávamos. Por que não durou? Porque existe uma má política de não continuidade. Faz-se uma luta contra os homens , agredindo suas idéias e ações, começando tudo de novo. E somos nós brasileiros que perdemos sempre. Um abração
Bea