Tuesday, June 22, 2010

Evidências

Faço aqui o registro das evidências das minhas colocações da postagem anterior:
Texto produzido pelo grupo: Água no corpo humano
Ressalto que este é um grupo de alunos de uma turma de quarta série/quinto ano , com idades entre 9 e 11 anos, de uma escola estadual de porto Alegre , RS.

Água no corpo humano
Oi pessoal! Estamos aqui para ajudar vocês a conhecer um pouco mais sobre a água no nosso corpo.
Quando estamos com febre , precisamos tomar bastante água , porque ela ajuda a manter nossa temperatura no ideal.
Normalmente , precisamos tomar em média, 2 litros de água por dia , porque esta água que tomamos circula pelo nosso corpo , através da corrente sanguínea , limpando as impurezas de cada órgão, como cérebro , coração , pulmão , fígado e todos os outros.
Depois de passar por todo nosso corpo através da corrente sanguínea, a água vai para o sistema urinário. O suistema urinário é responsável por filtrar nosso sangue.
É assim: O sangue chega cheio de impurezas em nosso rin. O rin filtra o sangue e fica com as sujeiras. O sangue sai dos rins limpinho e volta a circular pelo nosso corpo. Mas as impurezas que ficaram nos rins , passam pelo Ureter , que é um canalzinho e vão para a bexiga. De lá passam pela uretra e saem em forma de xixi do nosso corpo.
Mas não somos só nós , os seres humanos que precisamos de água para viver.
Todos nós precisamos de água para: nos alimentarmos com o plantio e com o gado e nós precisamos tomar água para limpar o sangue também.
A comida que comemos é feita com água e sem comida não vivemos .
Os animais precisam muito de água para sobreviver .
A água é boa para nosso organismo , até para o nosso intestino funcionar bem.
Quando urinamos a água sai do nosso organismo ,mas também quando suamos e respiramos porque sai vapor de nosso nariz e o vapor tem gotinhas de água.
Temos que tomar água para deixarmos nosso corpo com a temperatura ideal.
Sem água não poderíamos tomar banho nem beber água.
Todo nós devemos tomar água quando fazemos exercícios, porque suamos e perdemos água.
Tem que existir água para termos comida , para os animais e as plantas que também precisam de água para sobreviver.

Monday, June 14, 2010

É pela troca do organismo com o meio, ou seja, através da ação adaptativa que ocorre a construção das estruturas mentais. .
O sujeito interagindo no mundo, isto é, agindo sobre o mundo e sofrendo a influência da ação deste sobre si, está em constante processo de adaptação. Adaptação, na teoria piagetiana, implica num sujeito ativo, capaz de transformar a realidade na qual interage e de transformar a si mesmo, construindo seus conhecimentos, ou seja, sua inteligência. “(Dalpiáz,Menezes , Nevado, 2009)

Pude constatar na prática esta fala.

Ao final da semana que passou concluímos a Arquitetura pedagógica que construímos ao longo de três meses.

Foi um trabalho bastante intenso de trocas e reflexões , onde os alunos em pequenos grupos colocaram seus conhecimentos prévios acerca de um tema específico.

A partir destas colocações nos grupos , os alunos refletiram , complementaram , constataram ou refutaram certas ideias que possuíam sobre os assuntos em debate.

Na sexta-feira , 11/06/10, houve a apresentação final , com os alunos explicando tópicos do texto de autoria de cada grupo.

Posso afirmar a partir desta experimentação , de um projeto organizado e estruturado pela Arquitetura Pedagógica com o auxílio de Tics , que o conhecimento prévio , permeado por dúvidas e certezas , desencadeia nos alunos o interesse e a motivação que tanto desejamos ver em nossos alunos. E que partindo deste interesse os alunos desenvolvem autonomia e comprometimento no trabalho.

Para comprovar minhas colocações coloco aqui o link que leva à página onde os alunos construíram seus trabalhos e registraram os textos de autoria e cada grupo:

Turma 41/2010 do Instituto Estadual Rio Branco de Porto Alegre , RS

Friday, June 11, 2010

O teatro!

Nossa!!!!!!! A peça é muito legal mesmo!!!!!!!!
A turma ADOROU!!
Quando retornamos para a escola conversamos sobre a peça e me surpreendi com algumas falas:
"Ora , que criança não pensa ! Aquele Dandão é que não sabe de nada!!!!
" Acho que o meu livro dos pensamentos nem cabe na minha cabeça!"
"Eu não sabia que tinham pensamentos iguais em pessoas diferentes."
E muitas outras coisas surgiram!!!!!
Quando perguntei sobre os personagens :
"O Gigante Dandão foi o mais legal."
"Eu gostei do Mago e do chapéu vermelho dele."
"Eu gostei mais do Carvalho."
E , claro que também disse pra eles o personagem que mais me atraiu: A Coruja!
Realmente foi muito bom ter ido com eles assistir esta peça de teatro, pois além dela ter personagens muito legais , o tema que ela desenvolveu fez os alunos pensarem sobre as capacidades que possuem de pensarem sobre o mundo que os cerca , sobre imaginação e sobre as possibilidades que a leitura e o conhecimento nos oferecem.

Tuesday, June 08, 2010

Teatro!!!!


"Criança Pensa
Autor:
Luft, Lya
Editora: Galera Record
Categoria: Literatura Infanto-Juvenil / Literatura P/ Crianças 8-11 A
Pensar é ótimo! Pensar com os outros, com os amigos, com os pais, professores e, principalmente, consigo mesmo. É maravilhoso crescer questionando o mundo, fazendo as perguntas essenciais, mesmo que nem sempre encontremos a resposta. Nesta busca, filósofos e crianças não poderiam ser mais próximos. Com sensibilidade e bom humor, Lya Luft e Eduardo Luft, que é filósofo, abrem..."
Quinta-feira minha turma e eu iremos assistir a peça de teatro baseada neste livro da Lya Luft.
Esta programação tem a ver com o final de minha Arquitetura Pedagógica .
Uma das coisas que observei em meus alunos, ao iniciarmos o trabalho, foi a dificuldade em conseguir expor sua ideias e seus conhecimentos prévios.Os alunos estavam muito inseguros , sempre recorriam a mim para certificarem-se de que estavam corretos , procuravam respostas e confirmações acerca de tudo.
Fiz todo um trabalho com a turma para sentirem-se seguros em colocar suas ideias e pensamentos aos colegas. Procurei estimular a confiança e segurança deles em si mesmos e no conhecimento que tem sobre todas as coisas.
A oportunidade de levá-los a esta peça de teatro, acredito, será mais um elemento para que seja estimulada a auto-confiança , pois o tema da apresentação do teatro permeia o universo infantil e o quanto ele é rico de conhecimento sobre o mundo,o que as crianças vêem e experimentam nele.
Depois conto o que minha turma achou!!!!!

Friday, June 04, 2010

Ontem à noite estava assistindo tv , quando começou a propaganda eleitoral gratuita de um partido.
Literalmente viajei!!!!!
Quando começaram a falar sobre educação como prioridade , percebi que ria, debochadamente, sozinha!
Sempre a mesma coisa...de quatro em quatro anos as mesmas falas!
Então pensei : Se eles podem divagar e criar estas soluções , também posso.
Imaginei que eu seria capaz de poder resolver os problemas sociais e educacionais que me incomodam e entristecem. O que eu faria para isto?
Ao invés de bolsa escola , criaria com este dinheiro mais escolas de turno integral. Todas escolas deveriam ser de turno integral . O aluno chegaria na escola às 7 horas da manhã e sairia às 19 horas. Teria café da manhã , lanche da manhã , almoço , lanche da tarde e janta. Teria locais para tomar banho , fazer atividades esportivas , como futebol , basquete , volei, técnicas circenses. Teria as aulas com as disciplinas tradicionais , mas teria também moral e cívica , atendimento psicológico , assistente social para acompanhá-lo em sua situação familiar durante as férias, atendimento médico e odontológico em nível de convênio .Os alunos , a partir do ensino médio , não deixariam de ter turno integral e teriam ainda aulas de especialização em nível técnico , para computação , contabilidade ... TODAS AS ESCOLAS SERIAM ASSIM!
Podes estar pensando que sou louca , que isto ia requerer um investimento monstruoso.
Mas então te digo : Será que estas crianças e estes adolescentes que vivem em famílias desestruturadas, desagregadas , que preferem a rua a estar com suas família onde há consumo de alcool , drogas , agressões físicas e psicológicas;que não tem desejos ou perspectivas para um futuro; que estão cometendo delitos e indo para a fase , teriam feito isto se estivessem sendo atendidos em escolas como estas?
Será que haveria tantos adultos que, por não terem sido percebidos e respeitados enquanto ser humano em sua infância e adolescência , cometem hoje atrocidades contra outros seres humanos e acabam superlotando delegacias e presídios?
Será que teríamos tanta disseminação das drogas em nossa sociedade se nossas crianças e adolescentes tivessem tido a oportunidade de participar de atividades produtivas e construtivas em seu tempo livre?
O dinheiro que hoje é investido neste "controle", que é apenas paleativo e torna-se por esta razão um poço sem fundo, como a construção de presídios ,a construção de clínicas para dependentes químicos, seria investido na educação. Daí seria um dinheiro investido realmente na solução , pois em médio prazo haveria um retorno bem mais efetivo do que o retorno dos investimentos em fases ou presídios ou clínicas para dependentes , pois sabe-se que o índice de reincidência das crianças , adolescentes e adultos que vão para estas instituições é extremamente alto.
É claro que sei que a escola não é a solução para todos os problemas da nossa sociedade , mas duvido encontrar alguém que discorde das minhas colocações!

Wednesday, June 02, 2010

Tecnologias e educação

Sei que já é assunto batido , mas eu quero falar aqui sobre isto porque estou verificando na minha prática.
As tecnologias na educação ainda são ferramentas pouco usadas. Há algumas escolas(top de linha) que dão maior ênfase às tecnologias e as utilizam com seus alunos. Mas na grande maioria das escolas ainda é um tanto tímido o uso .
Agora , mais o que nunca , lamento realmente isto. Talvez eu tenha desenvolvido minha percepção neste sentido por estar no Pead da Ufrgs , mas é certo que me saltam aos olhos o embate das escolas em resistir às tecnologias.
Claro que muito disto se dá em razão dos professores terem resistência. Pode ser por não terem aperfieiçoado-se , pode ser por insegurança , pode ser por mero tradicionalismo , pode ser por rebeldia em não querer aceitar que o computador que os alunos usam pode ser associado ao conhecimento escolar...Enfim , posso especular milhares de coisas aqui , mas o certo é que está sendo deixada de lado uma ferramenta maravilhosa.
Como disse , estou constatando em minha prática de sala de aula , com minha turma de alunos de quarta série, de escola estadual , que é possível aliar as tecnologias e o aprendizado escolar.
Faço uso de computador , internet , data show , sites de páginas educacionais , entre outras tecnologias.
Com o data show , por exemplo, trabalho muitas imagens para os trabalhos de artes. Já apresentei pinturas do Fritzgerald para análise, a Monaliza do Da Vinci para releitura ,A Santa Ceia para análise e releitura, elementos da cultura indígena para construirem com argila...De que forma eu poderia apresentar estes exemplos aos alunos , com a dimensão e a qualidade de imagem , se não fosse o computador , o pen drive e o data show??????
Criei com eles uma página na internet onde estamos produzindo um ótimo trabalho de construção do conhecimento. Esta página permite , além das questões pedagógicas , que eu esteja em contato com eles em diversos momentos , permite que eles tenham a possibilidade de buscar atividades extras para estudos em casa , permite que troquemos informações sobre questões relacionadas à escola , permite que façamos trocas sobre sugestões de atividades e sites que conhecem e que gostariam de dividir com os colegas... É um local para trocas , aprendizagem , conversas sobre a escola ,sobre os conteúdos , entre outras coisas .
Quis relatar aqui estes fatos , pois acredito realmente nas ferramentas tecnológicas na educação , e que este é o caminho para uma escola "conectada" aos alunos.