Wednesday, October 27, 2010

Reflexões apenas

Por vezes fico a observar meus alunos.
Enquanto os observo sou invadida por milhares de pensamentos e reflexões.
São mais de 30 universos diferentes.Vidas e estruturas familiares diferentes , ritmos e níveis de aprendizagem diferentes.
Qual a real significação de minhas palavras , minhas ações sobre estas vidas. Como posso fazer para que este ano de aprendizagens seja significativo para suas vidas.
Sempre sinto que poderia ter feito mais e melhor .
Talvez minhas reflexões estejam relacionadas a proximidade com o final do ano letivo. Esta é uma etapa de avaliar nosso trabalho , o desempenho dos alunos , suas possibilidades para o ano letivo seguinte...
Quando penso em que os alunos irão enfrentar a partir do ano seguinte fico angustiada.
Percebo o quanto ainda estão pouco preparados para enfrentar 8 , 9 ,10 professores diferentes, com personalidades diferentes ,práticas diferentes , percepções de aluno diferentes.
Lembro que faz parte , esta etapa ,do desenvolvimento deles , contudo não consigo deixar de pensar que talvez aquele aluno que considero excelente em razão de suas colocações , sua participação , seu desenvolvimento individual , possa não ser observado e avaliado por suas capacidades. Talvez este aluno, que considero excelente, possa ser avaliado apenas por sua letra , por sua nota em "prova" , por não ser o mais comportado...
Alguns dias atrás ouvi de uma professora da quinta série dizer que meus alunos eram muito agitados e faladores , que não conseguiam ficar sentados ouvindo e queriam fazer colocações o tempo todo. Realmente meus alunos são assim quando termina o ano. Estimulo muito que falem , contribuam com minhas explicações relacionando o que falo com suas vivências . Faço muitas atividades onde organizam-se em grupos , duplas , trios , pois acredito que é através das trocas que podem desconstruir ideias , construir novas ideias , discutir , aprender.
Mas será que os estou ajudando realizando minha prática desta forma? E os anos que seguirão ? Até que ponto tenho direito de realizar a prática que acredito se nos anos seguintes eles não corresponderão ao que os demais professores desejam ? Tenho direito de "escolher" a prática em que acredito , sabendo que não é a prática que os beneficiará para os anos seguintes?
Se desenvolvo neles a criticidade , a participação , a troca , a construção individual do conhecimento , são considerados "alunos que incomodam" nos anos seguintes! E o resultado é descontentamento tanto dos alunos quanto dos professores. Então muitos se desestimulam , resistem aos professores , deixam de gostar dos temas desenvolvidos na escola , reprovam...
São muitas reflexões que não me dão resposta alguma! E sei que não terei estas resposta de quem ou qual forma é a correta. Talvez o erro maior esteja em todo sistema educacional estadual , talvez esteja em mim , talvez não haja problemas e eu apenas estou divagando.

1 comment:

mauranunes.com said...

Quantas reflexões Magali! Sim, natural, este é o momento de reavaliar tudo, inclusive o próprio exercício. As respostas podem ser muitas, mas sempre vale o que se acredita, o que vens aprendendo nesses anos de curso, pois hoje és de alguma forma, o resultado desses anos de estudo. Tenho certeza de que farás a diferença (positiva) para a maioria de teus alunos - não só hoje, mas especialmente para o futuro. Bjs, Maura - tutora do SI