Friday, October 01, 2010

Comentários sobre o eixo IV-2008/1

Este eixo foi muito importante para minha percepção do que fazia e do quanto poderia fazer mais e melhor.
Fiz muitas reflexões a partir do que foi desenvolvido nas interdisciplinas . Entre elas saliento a reflexão que fiz relacionada a importância das perguntas.
Ao longo dos anos deixamos nossa tendência , natural em razão de nossa vocação de "ensinar" e transmitir conhecimentos , tomar conta e vamos nos esquecendo de ouvir os alunos. Dar espaço a eles para que perguntem livremente ,para que busquem sua questões individuais e construam o Seu conhecimento é uma "ação - passiva" que o professor deve ter, essencial para a construção da aprendizagem dos alunos .
Neste eixo houve uma tomada de consciência, neste sentido ,muito grande . Isto se refletiu até o momento atual . Ao longo do estágio e da produção do TCC explorei muito o ouvir os alunos , o resgate do conhecimento prévio deles a partir de suas questões sobre os temas propostos. Minha Arquitetura Pedagógica foi desenvolvida com sucesso , acredito , por ter desenvolvido, a partir deste eixo, uma consciência sobre o quanto rico é o universo dos alunos , tanto em niveis de conhecimento prévio , quanto em quetionamentos sobre tudo que os cerca.
Também saliento que , neste retomada de minhas produções anteriores , lembrei de uma atividade feita na disciplina de Seminário Integrador , que achei excelente , mas que , com o passar do tempo havia esquecido. Foi o Contrato de Aprendizagem. Lembro que , ao realizar ele no curso , apliquei também com meus alunos da época e o resultado foi ótimo. Com ele pode-se traçar metas individuais de desenvolvimento , que podem ser retomadas e avaliadas individualmente. Achei uma forma de comprometimento individual muito produtiva porque os alunos definem o que querem alcançar e podem , eles , por eles , para eles , auto-avaliarem-se.
Vou retomar isto ainda este ano com meus alunos.

2 comments:

Beatriz said...

Magali querida, fizestes uma bela (RE)tomada. Elencastes e identificastes o que fizestes e postastes. Mas fiquei muito curiosa. Quais seriam as mudanças profissionais e pessoais que foram provocadas pelo curso? Que competências tens hoje que não tinhas antes? O que percebes que mudou quando olhas as mesnagens do blog do semetsre 2, por exemplo, e hoje? Um abração
Bea

Magali said...

Ok Bea!
Nas postagens seguintes procurarei levantar estas questões que sugeriste, Mas quanto ao que perguntaste , acredito que o mais significativo que observo foi a mudança de "olhar" . Com o tempo , deixamos de perceber que transformamos em unilateral o ensino. Ao retomar meus estudos pude perceber o quanto necessitamos , enquanto alunos , de poder nos manifestar. Isto transferi para meus alunos , permitindo mais espaços para suas manifestações.
Um abraço!