Saturday, October 16, 2010

Comentários sobre o eixo VI - 2009/1

O tema que permeou minhas descobertas e reflexões do eixo VI foram as relacionadas às disciplinas de Psicologia e Educação de pessoas com necessidades especiais.
Desde o magistério , na década de 80 , tenho um interesse especial pela psicologia e pela educação de pessoas com necessidades especiais.
A questão da inclusão é algo que me causa muita reflexão. Quando abordado isto no Pead , pude refletir mais intensamente , motivada pelas propostas de leituras e atividades.
Todos nós , professores de qualquer rede de ensino , temos em nossas salas de aula diversos alunos com inúmeras necessidades especiais. Sempre me questionei sobre estar preparada para recebê-los e proporcionar à eles uma educação com a mesma intensidade e qualidade que proporciono aos demais.
Ao longo deste semestre surgiu um outro questionamento: O que são as "necessidades especiais" ? Quais alunos temos que podemos definir sem nunhuma necessidade especial?
Descobri com o auxílio das leituras de Piaget e Becker , assim como no filme assistido neste semestre(Clube do Imperador) , que nossos julgamentos e ideias sobre nossos alunos são muito evasivas. Que somos superficiais e julgamos como se tivéssemos o poder para isto e , princiaplmente o quanto erramos tentando acertar.
Não temos poder algum , nem tampouco esta deve ser uma atribuição nossa , enquanto educadores.
Devemos ter muito conhecimento de todas necessidades especiais , de como podemos investigar nossos alunos para poder auxiliá-los a superar seus limites , no entanto , não podemos incorrer no erro de pensar que podemos DETERMINAR suas necessidades especiais , suas limitações ou capacidades, suas virtudes ou defeitos.
Neste eixo houve , de certa forma , uma "puxada" para que compreendêssemos que não podemos nem devemos ser mais (nem menos)do que estamos preparados . Devemos ter o cuidado de não limitar , nem desqualificar , qualquer aluno por qualquer dificuldade.
Por vezes perdemos nosso tempo e energia julgando e justificando , quando deveríamos olhar atentamente e descobrir como podemos levar nosso aluno a expandir suas capacidades.
Este eixo foi essencial para uma nova visão do papel do professor , de quanto deve estar capacitado e se capacitando sempre, pois o conhecimento é infinito.
Encerro esta reflexão com um pensamento que coloquei no início deste eixo :
"Quanto mais aumenta nosso conhecimento, mais evidente fica nossa ignorância." (John Kennedy)

1 comment:

mauranunes.com said...

Que bom que levou este conhecimento para tua sala de aula Magali! E percebeste bem o quanto é importante olhar além das necessidades especiais, valorizando as potencialidades e capacidades do aluno. Bjs, Maura -tutora do SI