Wednesday, November 03, 2010

Comentários sobre o eixo VII - 2009/2

Revisitando minhas postagens deste eixo percebi claramente o quanto as coisas se interligam !
Veja só: Meu desejo desde os tempos de magistério foi fazer um curso de LIBRAS. Nunca dava ...Sempre algo me impedia.
Quando entrei no PEAD pensei "finalmente vou ter uma disciplina que vai trabalhar com LIBRAS". E foi passando o curso.
No semestre passado (eixo VI) consegui , quase que por acaso , iniciar um curso de LIBRAS pela FADERS.
Mesmo sabendo que teria uma disciplina que desenvolveria o tema , decidi fazer minha matrícula e cursar na FADERS. Foi maravilhoso.
Acredito que , caso tivesse deixado para fazer apenas no PEAD teria me decepcionado , pois não houve o aprofundamento , como eu imaginava , mas apenas uma noção .
Ao fazer o curso na FADERS enfrentei as dificuldades normais de alguém que está se alfabetizando em uma nova língua. Pude sentir as dificuldades pelas quais os alunos que entram na escola no primeiro ano sentem. Apender uma linguagem nova , escrita , falada ou através de sinais é compreender todo um contexto de símbolos , sinais , concordâncias ...
Ao longo do tempo vamos esquecendo toda a complexidade disto.
Juntamente com minha "entrada" em um novo mundo, sendo alfabetizada em LIBRAS , estava cursando no PEAD a disciplina de Alfabetização. Tudo se encaixou. Foi como uma concruência de elementos que me levou a uma compreensão ampla de tudo.
Quando éramos levados ,pela disciplina de Alfabetização, à tentar resgatar o sentimento que os alunos de 6,7 anos tem ao entrar em contato com o mundo da alfabetização na escola , eu conseguia com clareza reconhecer o quanto é sofrido e difícil para eles este momento , pois eu estava passando por ele com LIBRAS.
Como disse no início , tudo se interligou. Meu crescimneto foi extremamaente significativo , pois pude olhar com outros olhos para os alunos em inicio de alfabetização. Estava identificada com eles , e isto permitiu que eu entendesse suas dificuldades , seus ritmos diferentes , permitiu que eu criasse estratégias mais efetivas para auxiliá-los neste início de caminhada.

1 comment:

mauranunes.com said...

Magali, lembro bem de tua motivação e o quanto ficaste empolgada com a possibilidade de fazer o curso de Libras! E consegues fazer uma bela e perfeita associação com o momento do curso, naquele semestre. É muito rico poder se identificar com o aluno, experimentando o que eles experimentam ao se depararem com um novo conhecimento, no caso, a alfabetização! Bjs, Maura - tutora do SI