Saturday, October 09, 2010

Comentários sobre o eixo V - 2008/2

Este semestre foi um tempo de descobrimento! Em muitos sentidos...
Com minhas reflexões sobre os temas das disciplinas foram despertando diversos sentimentos que faziam com que eu me (re)descobrisse. E também que eu aprendesse um pouco mais sobre mim.
Na disciplina de Seminário Integrador , a partir da atividade "Quadro de tempo" , percebi como sou organizada e metódica. Até então não havia pensado sobre isto. Constatei que fico aflita ao ter tarefas a fazer e , enquanto não às concluo , não fico tranquila. Talvez seja esta a razão de eu fazer sempre minhas atividades assim que são solicitadas , mesmo que isto me custe madrugadas em claro. Enquanto não concluo , não paro. Não apenas com relação ao Pead , mas com tudo. Meus planejamentos são semanais e completos , ou seja , se planejo uma reflexão sobre um determinado texto , já tenho que encontrá-lo , organizar o que gostaria que os alunos percebessem , as possíveis direções que podem ser tomadas de temas a partir o texto...Enfim , tenho sempre que deixar tudo completinho , pelo menos o máximo que posso.
Juntamente com esta direção que tomamos na disciplina do Seminário , para complementar meu "descobrimento", havia a disciplina de psicologia .
Neste eixo trabalhamos a psicologia da vida adulta e com ela fiz várias reflexões sobre mim , minha família , minha vida , o porquê de eu ser como sou , a importância das pessoas que caminham conosco em nossa vida...Muitas reflexões que me fizeram perceber que minhas características pessoais , minha personalidade , vêm de um contexto familiar e da minha construção pessoal de todas experiências pelas quais vivi em minha vida.
Com estas constatações todas sobre mim mesma , pude compreender um pouco mais de meus alunos. Compreendi que o contexto em que vivem , sua família , suas relações , suas experiências contribuem para que apresentem determinados comportamentos e características. A partir disto meu olhar para eles , assim como para seus pais ,suas famílias , mudou . Passei a ser mais cuidadosa com relação ao comportamento que apresentam , com relação às dificuldades que apresentam,passsei a me preocupar mais em conhecer o contexto em que vivem , sua comunidade , sua família.
Compreendi que somos formados por um conjunto de elementos , os quais iniciam sua interferência em nós a partir de nossa concepção ,continuam durante nosso nascimento , nossa infância , família , comunidade , experiências...
Ainda neste eixo , na disciplina de Organização e Gestão da Educação ,trabalhamos sobre a educação e seu contexto , desde a chagada dos portugueses ao Brasil.Aqui também houve "descobrimentos". Não apenas por ter sido um tema com inicio no "descobrimento" do Brasil , mas por eu ter descoberto a partir das reflexões propostas pela disciplina , que pouco houve de mudanças na educação brasileira desde lá. Muitas tentativas , muitos estudiosos , muitos teóricos , mas , como vemos atualmente , o ensino continua com as mesmas diretrizes e práticas de 510 anos atrás.

1 comment:

mauranunes.com said...

Magali,quantos descobrimentos! E como é significativo perceberes isso. São evidências de que aproveitaste bem as interdisciplinas, deixando-as 'tocarem' a ti, pessoal e profissionalmente, este é o sentido. E compreendendo melhor a ti, buscas compreender melhor teu aluno, o olhar se amplia! Bjs, Maura -tutora do SI