Thursday, September 16, 2010

Comentários sobre o eixo III-2007/2

Neste eixo tivemos a disciplina de Artes!
Me identifiquei muit com esta disciplina porque acredito que a capacidade de perceber as "artes" é algo que deve ser estimulado e desenvolvido na escola.
Fomos ao MARGS , com a turma do PEAD e o professor e isto despertou em mim mais interesse ainda em apresentar este mundo , ainda tão desconhecidoa aos alunos.
Valorizamos pouca esta disciplina nas escolas , mas tenho convicção de que este é um caminho importante para desenvolvermos alunos reflexivos e capazes de decifrar diferentes códigos.
Com as trocas feitas e os diálogos com o professor percebi ainda mais a importancia de oportunizar aos alunos este mundo "artístico" que se apresenta a eles a todo momento. Aprendi a ensinar a eles a observar o que veem, desde as construções atuais , as construções antigas com esculturas na fachada, como as do centro de Porto Alegre ,a arquitetura das casas mais antigas e as atuais, as árvores e suas formas , as folhas , os diferentes pássaros de diferentes cores , a diferença das coisas com a luminosidade do dia e das luzes artificiais à noite...
Atualmente continuo a lembrar e utilizar em minhas aulas muito do que foi desenvolvido conosco nesta disciplina do eixo 2 de 2007.
Procuro levar meus alunos a conhecer diferentes "artes" , não só aquelas apresentadas em museus , mas a arte comercial , a arte indígena , a arte da natureza ,a arte abstrata. Tenho obtidos excelentes resultados , pois quando realizo atividades neste sentido percebo que os alunos demonstram-se atentos e principalmente observadores e reflexivos acerca do que é representado , tanto para si enquanto autor , como para si enquanto observador.

1 comment:

mauranunes.com said...

Foi uma aprendizagem significativa para ti Magali! E percebeste muito bem, como é importante esta abordagem, pois se liga a tudo, é interdisciplinar. Isso porque, como bem colocaste, auxilia no desenvolvimento da observação, interpretação, releituras, enfim! Bjs, Maura - tutora do SI