Tuesday, May 18, 2010

"Liberdade para aprender." Carl Rogers

Terminei a leitura do "Crime e castigo" , do Dostoiévski, e iniciei a leitura do livro Liberdade para aprender , de Carl Rogers(1971).
Algumas falas que achei interessante do livro de Rogers , talvez por virem ao encontro de minhas ideias e crenças , transcrevo agora:
"Definamos , com um pouco mais de precisão , os elementos envolvidos em tal aprendizagem significativa ou experêncial. Tem ela a qualidade de um envolvimento pessoal-a pessoa como um todo , tanto sob o aspecto sensível quanto do aspecto cognitivo , inclui-se no fato de aprendizagem. Ela é auto-iniciada . Mesmo quando o primeiro impulso ou estímulo vem de fora , o senso da descoberta , do alcançar , do captar e do compreender vem de dentro. É penetrante. Suscita modificação no comportamento , nas atitudes , talvez mesmo na personalidade do educando. É avaliada palo educando. Este sabe se está indo ao encontro de suas necessidades , emj direção ao que quer saber, se a aprendizagem projeta luz sobre a sombria área da ignorância da qual ele tem experiência.O locus da avaliação , pode-se dizer , reside , afinal , no educando. O significado é sua essência . Quando se verifica a parendizagem , o elemento de significação desenvolve-se , para o educando , dentro da sua experiência como um todo."
"Os seres humanos tem natural potencialidade de aprender. São curiosos a respeito do mundo em que vivem, até que , e a menos que tal curiosidade seja entorpecida por nosso sistema educacional. São ambivalentemente ansiosos de desenvolver-se e de aprender."
Ao ler estes trechos volto novamente a refletir : Por que há tanta resistência no sistema educacional em atender estas necessidades impostas pelos educandos .
Este livro que leio , teve sua edição em 1971 aqui no Brasil. São quase 40 anos e me vejo constatando na prática esta realidade que já foi colocada há tantos anos atrás!
Pergunto qual deva ser o estopim da mudança?? Certamente , não sou a única a fazer estas considerações. Muitos educadores , pensadores já a fazem desde a "Didática Magna" até os tempos atuais.
Então , continuo a perguntar-me: Qual deve ser o estopim????

1 comment:

Beatriz said...

Magali, tb me pergunto isso. Constato que as mudanças e a inovação acontecem em movimentos individuais e dão certo. Mas, para grandehado. Quais são os disparadores? Sabemos mais de quais são os bloqueadores. Sempre se sabe mais sobre o que não dá certo. Teu post está fantástico e fruto de bastante estudo e reflexão. Parabéns!!
Um abração
Bea