Monday, May 24, 2010

Ideais

Na semana que passou , mais especificamente na quarta-feira , 19 , os alunos saíram mais cedo e nós , professores do CAT tivemos um encontro com uma psicóloga do Ipa.
Foram tratados muitos assuntos, mas quero me referir aqui sobre minhas reflexões depois da palestra.
Durante nossa graduação em Pedagogia , tivemos várias disciplinas, inclusive psicologia e educação para pessoas com necessidades especiais. Fizemos diversas reflexões sobre nossa prática , lemos muitos pensadores e teóricos...
Mas sabemos que em nossa realidade surgem inúmeros "eventos" com os quais nos deparamos quase que diariamente que não são possíveis de prever .
A grande maioria destas situações envolvem complexos fatores , tanto familiares , quanto psicológicos , assim como emocionais e até mesmo pessoais/físicos.
Ao ter esta palestra , linkei com muito do que nos foi apresentado nas disciplinas de psicologia e educação de pessoas com necessidades especiais. No entanto há questões que cada vez são mais comuns em nossas escolas , como crianças e adolescentes com TDAH , com síndrome de Down , com síndromes como do pânico , bipolares , que são um enorme desafio , mesmo para graduandas como somos de um curso com o nível do Pead da UFRGS.
Apesar de buscar conhecimento de como lidar com estas situações em palestras , profissionais , cursos , sinto-me extremamente impotente em certas circunstâncias.
Sei que nunca estarei "pronta" , com conhecimento suficiente , e a noção disto me deixa bastante angustiada.
O meu ideal seria poder ser um profissional completo , com um nível de conhecimento que pudesse me auxiliar a identificar as necessidades de um a um de meus alunos e poder orientá-los em direção ao caminho que lhes fosse adequado. Seria poder ter um tempo significativo para poder ouvir mais meus alunos , poder perceber como melhor lhes ajudar , poder fazer mais e melhor por eles , para eles.
Sinto muitas vezes que sou tão falha neste sentido! Não consigo ajudá-los , mesmo vendo a urgência de certos alunos e suas famílias em terem "socorro" para suas necessidades.
Ainda acredito que em algum momento encontrarei um meio. Enquanto isto continuo minha caminhada!

2 comments:

Rafaelle Benevides said...

gostei bastante do blog, boas citações de Carl Roger e também gostei de um post sobre as teorias das crianças sobre o mundo. bom dia e boa semana.

Beatriz said...

Magali, será que teremos chance de ser essa profissional completa? Não seria melhor termos professores especializados para nos orientar na ação diária? Na verdade, acho que o estado ( municipio, estado e federal)faz uma crueldade com os alunos e os professores, qdo impõe esse tipo de inclusão de que não é inclusão e sim depósito de crianças à força em um meio que lhe é hostil pelas faltas de preparo físico e humano.
Por favor, não assume essa culpa. tenta ser e fazer o melhor que puderes, mas quem tem que realmente FAZER é o estado como um todo.
Um abração
Bea