Sunday, May 16, 2010

"As teorias que as crianças formulam sobre o mundo ,mesmo quando certas ou erradas, não se constrõem ao acaso. Muitas vezes são ideias lógicas e racionais , baseadas na evidência e na experiência. A experiência pode não ser profunda , ou suficientemente extensa, a potencialidade do pensamento delas pode ser insuficiente para formular o que nós chamamos de uma teoria científica , mas o proceso pelo qual as crianças formulam estas ideias é muito semelhante ao processo científico."
http://peadalvorada6.pbworks.com/f/conhecimentoprevio.pdf
Se pensarmos nos salários , dizem que somos loucos de realizar um trabalho como o nosso para receber a vergonha que recebemos.
Mas somente quem sente o prazer que sentimos em ver tão claramente o desenvolvimento dos alunos sabe que o ganho , a recompensa ,é extraordináriamente maior do que isto.
A satisfação que tive nesta semana em conferir o crescimento do conhecimento dos alunos nos assuntos que estamos desenvolvendo sobre a água , é algo que não posso mensurar.
Posso apenas exemplificar com dois textos construidos pelos grupos :

Saneamento básico
As pessoas poderiam ajudar a não contaminar a água não jogando lixo em lugares impróprios. O governo poderia contribuir com verbas para o DMAE para ele fazer mais saneamento básico. As pessoas poderiam não botar dejetos perto de plantações , porque pode contaminar o solo e os lençóis freáticos. A cidade pode também ajudar a não poluir o lago Guaíba , para o DMAE ter menos trabalho e não ter tanta água suja. As pessoas podiam não colocar lixo e outras coisas no lago Guaíba porque essas pessoas também utilizam dessa água para muitas coisas.

Animais aquáticos
Nós não podemos botar lixo na água porque nós estaríamos matando animais que também são seres vivos e também estaríamos prejudicando nós mesmos botando lixo nas águas.Não é só na praia que não podemos jogar lixo, mas também nas calçadas , porque podemos entupis os esgotos que pode vazar e passar em frente às nossas casa. Não é só não botar lixo , também tem que informar as outras pessoas que estão matando vários animais como peixes , tartarugas , polvos e outros animais , principalmente a tartaruga , que estão tendo que fazer cirurgias nos veterinários para tirar o plástico de seu estômago.


Este conhecimento apresentado pelos alunos partiu de suas concepções ingênuas e foi alimentado pelo trabalho de trocas entre os integrantes dos grupos , que usaram principalmente de suas experiências e vivências.
Acredito que esta seja uma forte evidência de que , a partir da Arquitetura pedagógica que está sendo desenvolvida , a turma está construindo um conhecimento bastante significativo.

No comments: