Monday, October 02, 2006

Atividade 3;Escola ,cultura e sociedade

Atividade número 3:
Com base na leitura do texto:"A educação como processo socializador:função homogeneizadora e função diferenciadora" de Émile Durkheim,responda as seguintes questões:

Questão 1. Qual a posição de Durkheim frente ao que diz Stuart Mill?
Segundo Stuart Mill "...o fim da educação é desenvolver em cada indivíduo, toda a perfeição de que ele seja capaz ...",sendo perfeição segundo sua concepção,o desenvolvimento harmônico de todas as faculdades humanas. Mas para Émile durkheim não se pode realizar a perfeição total porque para haver esta perfeição deve haver harmonia entre o fazer e o pensar/refletir,o que por vezes não é possível , observando que os indivíduos tendem a se destinar ao que lhe aparece como contradição:Ou o indivíduo é introspectivo,reflexivo,voltado para o pensar,ou o indivíduo é voltado para o social,para o agir,para o fazer.Esta contradição gera uma"ruptura de equilíbrio",que o impede de alcançar a perfeição uma vez que dentro de uma sociedade cabe ao indivíduo realizar-se profissionalmente em uma certa atividade que o fará exercer fisicamente OU intelectualmente.


Questão 2.Quais as duas ressaltadas por Durkheim? Explique o ponto fraco em que incorrem?
O ponto fraco é querer definir a educação com uma fórmula única,que se adecue a todos os seres em todas as épocas.


Questão 3.O que é preciso, de acordo com Durkheim, para definir educação?
Definir em que consiste a influência exercida pelos adultos sobre as crianças e os adolescentes.


Questão 4.De acordo com Durkheim, que fatos levam cada sociedade a fazer do homem certo ideal, tanto do ponto de vista intelectual quanto físico e moral?
Fatos como a trasmissão de símbolos religiosos,conjunto de idéias acerca da natureza humana, acerca da importância de nossas diversas faculdades.Sobre o direito e sobre o dever, sobre a sociedade, o indivíduo, o progresso, a ciência, arte etc... idéias que são a mesma base do espírito nacional.


Questão 5.Segundo o autor, que função o "ïdeal" a ser realizado têm que suscitar na criança?
"Esse ideal, ao mesmo tempo uno e diverso, é que constitui a parte básica da educação. Ele tem por função suscitar na criança: 1) um certo número de estados físicos e mentais que a sociedade considera como indispensáveis a todos os seus membros; 2) certos estados físicos e mentais, que o grupo social particular (casta, classe, família, profissão) considera igualmente indispensáveis a todos que o formam. A sociedade, em seu conjunto, e cada meio social em particular, é que determinam este ideal a ser realizado."



Questão 6.A partir da definição "A educação é a ação exercida pelas gerações adultas sobre as gerações que não se encontram ainda preparadas para a vida social; tem por objeto suscitar e desenvolver, na criança, certo número de estados físicos, intelectuais e morais, reclamados pela sociedade política no seu conjunto e pelo meio especial a que a criança, particularmente, se destine" o que conclui Durkheim? Explique ?
Durkheim conclui que a educação consiste na transmissão,por parte dos adultos, de valores essenciais às crianças para que estas sobrevivam em sua sociedade.Isto significa que segundo ele,para haver educação deve haver uma herança moral,intelectual,à ser passada das pessoas adultas para as crianças.Faço uma relação com os conceitos de educação dos silvículas:Eles não possuiam em sua origem escolas, todo o conhecimento era trasmitido dos mais velhos para os mais jovens,cultivando a importância da vida em grupo.Sua cultura era preservada desta maneira assim como a sobrevivência do seu povo.



Questão 7.Como o autor explica que sociedade e indivíduo são idéias dependentes?
"Na verdade, o homem não é humano senão porque vive em sociedade..."
"É a sociedade que nos lança fora de nós mesmos, que nos obriga a considerar outros interesses que não os nossos, que nos ensina a dominar as paixões, os instintos, e dar-lhes lei, ensinando-nos o sacrifício, a privação, a subordinação dos nossos fins individuais a outros mais elevados.Todo o sistema de representação que mantém em nós a idéia e o sentimento da lei, da disciplina interna ou externa, é instituído pela sociedade..."
"Como a cooperação, no entanto, esse aproveitamento de experiência não se torna possível senão na sociedade e por ela. Para que o legado de cada geração possa ser conservado e acrescido, será preciso que exista uma entidade moral duraque ligue uma geração à outra: a sociedade. Por isso mesmo, o suposto antagonismo, muitas vezes admitido, entre indivíduos e sociedade, não corresponde a coisa alguma no terreno dos fatos. Bem longe de estarem em oposição, ou de poderem desenvolver-se em sentido inverso, um do outro sociedade e indivíduo são idéias dependentes uma da outra. Desejando melhorar a sociedade, o indivíduo deseja melhorar a si próprio."
Estando o indivíduo vivendo em sociedade;de outra forma não sobreviveria,pois dela ele depende financeiramente,emocionalmente,culturalmente;quem faz a relação entre os seres de diferentes gerações é a própria sociedade.Isto garante que sejam passados os ideais de comportamento,para que toda a humanidade seja preservada.A cultura desenvolvida em cada sociedade é o que a mantém viva e esta vida social é o que permite ao ser humano sua evolução e assim a preservação da sua vida.Como está inserido em um contexto desafiador de competitividade ,que é a sociedade,o indivíduo está em constante superação,e esta superação é o que faz com que ele se desenvolva como Ser Social ,refletindo no Ser Individual.

1 comment:

Tatiana Gomes said...

Nossa Magali....como você faz um aótima análise sobre os fatos...
Gostei muito do teu trabalho e gosto de ver seu modo de enxergar o mundo.. também acredito que é pala educação que conseguiremos melhores resultados na sociedade.
Somos responsáveis por aquilo que cativamos.
obs...resolvi comentar sobre os teus trabalhos em Escola, Cultura e Sociedade.bjs...