Tuesday, October 10, 2006

Atividade 2-EDUCAÇÃO E TECNOLOGIAS DA COMUNICAÇÃO E INFORMAÇÃO A

Endereço do blog pesquisado:http://www.centrorefeducacional.pro.br/blogsead.htm;fonte: http://www.ead.sp.senac.br/newsletter/agosto05/destaque/destaque.htm
Nome do blog:Blogs como ferramenta pedagógica
Objetivo ou proposta:Informar sobre o uso de blogs com o objetivo de criar uma rede de ensino e comunicação
Comentário:Esta frase,que consta no texto deste blog,resume o que podemos desenvolver em nossos alunos com o uso de blogs pedagógicos:"Há aqui um grande poder de comunicação e os alunos passam a ser escritores, leitores e pensadores." Isto é o que queremos ao final de um ano com nossos alunos:que se relacionem de uma forma saudável,que leiam,que escrevam e principalmente que pensem,reflitam,sejam críticos com conteúdo.
Achei muito interessante este blog pois ele descreve vários projetos de blogs educacionais,com links em todos eles.
Endereço do segundo blog pesquisado: http://www.ufrgs.br/tramse/classicos/
Nome do blog:Relendo clássicos
Objetivo ou proposta:espaço onde alunos e alunas do PPGEDU da UFRGS interagem e refletem sobre suas leituras e atividades.
Comentário:Além deste blog ser um espaço de troca de links e idéias entre os alunos ele tem um texto com o título : Hegemonia construída e reproduzida na escola?(Zientarski, Clarice),que trata da hegemonia da educação,nos levando a refletir sobre a história da educação,sobre a visão das classes dominantes com relação a educação do povo,relacionando inclusive com nossas leis atuais.A seguir um trecho que gostaria de destacar do texto:"De acordo com Barros et alii,(1960), a política educacional desse período mostra claramente esta disputa de interesses contraditórios, isto pode ser observado na medida em que os interesses pelas questões educacionais se reduzem à luta em torno da lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional e à Campanha da Escola Pública.O que se buscava era a inserção do país na nova ordem econômica, alicerçada no desenvolvimento de algumas nações periféricas, aproveitando as riquezas e a mão-de-obra barata.Esta situação não se altera com a proposta educacional implantada a partir de 1964 que veio para atender aos interesses do capital, agora estrangeiro.O modelo implantado pelo regime militar, ao mesmo tempo em que distanciava o povo do processo de desenvolvimento, introduzia novos padrões de consumo e de exigências sociais ditadas pela ?modernização? da sociedade brasileira (Pereira, 1989).
Gostei muito de ter descoberto este blog.Coloborou inclusive com meu trabalho da interdisciplina de escola ,currículo e PP.

2 comments:

Beatriz said...

OI Magali estás indo a mil não? O teu blog está ficando recheado de textos e idéias interessantes. Mas, deixa um espacinho para contar sobre o teu processo de aprendizagem aqui no curso, tuas descobertas, sucessos, dificuldades ...
Um abração
Bea

Inês Cristina said...

FELIZ DIA DOS PROFESSORES!!! UM ABRAÇÃO!!! INÊS CRISTINA