Tuesday, October 17, 2006

Escola,cultura e sociedade-Atividade 5

Sobre Max Weber


Um pouco sobre Weber...
Max Weber

Com relação ao texto apresentado "OS TRÊS TIPOS PUROS DE DOMINAÇÃO LEGÍTIMA",pude observar a visão descrita sobre formas de dominação ou ,como percebi,de submissão.Segundo minha percepção da existência humana,a dominação parte inicialmente de uma condição de submissão.Um poder "burocrático",como descrito no texto onde um estatuto,regra ou contrato determina a parte que vai deter o poder,e que pode a certo tempo ser modificado,mudando o poder de posição ,apresenta uma idéia menos incisiva de poder,uma vez que pode ser revisto,porém não é menos impositivo ,porque as partes que ficaram aquém do poder mantém-se submissas para garantir sua manutenção no grupo.
A questão da dominação tradicional me fez relacioná-la ao poder que os padres jusuítas exerciam sobre os índios ,principalmente na parte do texto que diz "A estrutura puramente patriarcal de administração: os servidores são recrutados em completa dependência pessoal do senhor, seja sob a forma puramente patrimonial (escravos, servos, eunucos) ou extrapatrimonial, de camadas não totalmente desprovidas de direitos (favoritos e plebeus)".
Inclusive este é um exemplo que abrange não só a dominação tradicional,mas também a dominação carismática, onde há a "devoção afetiva à pessoa do senhor",neste caso o 'senhor' sendo os padres ,com seu discurso de Deuses e demônios a rondar os indígenas.
Por esta relação posso afirmar minha conclusão de existir dominação a partir de uma submissão. Talvez por inocência de um povo , equívoco de uma nação, ou qualquer outra razão, nossa história está repleta de exemplos de povos que foram submissos a senhores,autoritários ou democráticos.


Citando o exemplo dos índios e padres jusuítas e fazendo uma relação com o texto de Durkeim,esta dominação pode inclusive levar a perdas irrecuperáveis das características destes povos ,podendo levá-los a sua extinção,uma vez que muitas das suas características religiosas,culturais,são transmitidas gerações à gerações e,havendo interferência/dominação de um agente externo há uma mudanças nestas características típicas,havendo uma transformação nestes povos,que,com o passar dos anos vão tornando-se definitivas deixando para trás toda sua carga cultural.

8 comments:

Kátia Diehl. said...

Oi Magali ! Está combinado ! Vou terminar de ler o texto do Charlot, Bernard - para o nosso grupo !
Teu blog está lindo !
Que capricho ! Beijos !

Colégio Érico Veríssimo said...

Oi MAgali!!!
Como estão as correrias?
Qualquer coisa me liga!
Bjus, Vanessa

Neusa said...

Magali,
De fato, como já havia comentado no blog da Rosária se constata que formas de dominação são ao mesmo tempo formas de exclusão e como escreveste até uma forma de extinção de culturas.Neste momento terminamos por apagar a nossa própria história.Abraço

Simone said...

Olá Magali!! Vejo que conseguiste destacar algumas idéias importantes do texto. Fizeste até um link para outra página no teu material! Isso é fundamental, ir fazendo relações. Chegaste a pensar como são exercidos alguns poderes no ambiente escolar? Fica a sugestão. Parabéns pela realização da atividade e pela postagem no prazo!! Está registrado.
Aproveito para lembrar que dia 27/10 terá aula presencial.
Um abraço, Simone R. - Tutora ECS -Porto Alegre

Roseane Machado da Silveira said...
This comment has been removed by a blog administrator.
Roseane Machado da Silveira said...

Oi Magali!!Admiro sua pontualidade nas postagens de seus trabalhos.
Assim como você, acredito que, enquanto houver submissão, haverá dominação.
Nós enquanto educadoras, devemos mostrar a nossos alunos que não podemos ser submissos; acomodados e que devemos ser críticos ; atuantes para modificar a nossa história.
Beijos e parabéns!!!

Evanice said...

Comentário Atividade ECS 5 Weber I:
Olá Magali!
Você conseguiu inserir um exemplo que evidência falas do autor, achei interessante e produtivo.
Parabéns o teu trabalho está ótimo!

Cris Noschang said...

Oi!

O teu exemplo é ótimo! É possível fazer relações com a nossa prática doscente também, pois exercemos certa dominação também!!

Abraços