Sunday, October 22, 2006

ECS-Atividade 06

Registre, em seu blog individual, duas situações vividas no seu local de trabalho, que possam ser analisadas a partir da teoria de Weber atentando para as relações:

*Ser/estar x papéis.

A questão do educador atual requer um constante processo de auto-análise em seu trabalho e suas relações com seus alunos e com seus colegas professores.
Inúmeras vezes ,com os alunos ,há uma troca de conhecimentos,idéias experiências que acrescenta e enriquece não só as aulas ,mas também a relação aluno/professor.Porém nesta auto-análise não podemos deixar de refletir sobre nosso papel em sala de aula,pois ali somos sim a autoridade.Para haver uma relação tranquila em sala de aula,deve haver uma relação de respeito mútuo .É necessário fazermos valer em alguns momentos nossa autoridade para que possamos transmitir aos alunos pré requisitos os quais serão imprescindíveis para sua sobrevivência em sociedade.Mas de que forma fazer isto?! Atravéz da imposição ou atravéz de diálogo e compreensão?!
É muito importante que nós,educadores,lembremos sempre de que temos o papel de preparar nossos alunos para o futuro,para viver em sociedade,para constituir família,para escolher uma profissão e nela progredir,enfim,para que tenha sucesso em sua vida social e que para isto terá que conviver e respeitar diversas normas de conduta.
Um exemplo disto é o convívio dos alunos no pátio.Em nossa escola temos ,à tarde ,alunos de segunda à oitava série que interagem na hora do recreio(pois o horário é o mesmo ,assim como o espaço físico).Observamos que neste horário os alunos estão convivendo com colegas de diferentes idades e também com os monitores.Este é um espaço onde eles devem aprender a respeitar os outros,a dialogar em caso de algum desentendimento,a expressar suas idéias com coerência quando desejam revindicar algo, compreender que todos podem ter seu espaço se houver a conversa e o entendimento entre as partes,respeitar as combinações feitas com as monitoras para que não haja "acidentes" dos maiores com os menores.Enfim,é possível relacionar este convívio no pátio,com o convívio que terão com seus familiares,com seus superiores no trabalho,com sua futura esposa e seus futuros filhos...

*Poder/hierarquia
Conforme visto no texto de weber ,podemos exercer nossa autoridade nos fazendo valer de alguma forma de dominação,e isto é o que vemos na maioria das salas de aula atualmente.Contudo cada vez mais se extingue esta conduta,pois cada vez mais os professores estão voltados para a humanização da educação,para uma visão integral do aluno como uma pessoa que vem da sociedade,de sua família com uma bagagem que não pode ser desprezada,e mais ,deve ser respeitada.
Levando isto em conta, ao longo do ano discuto com meus alunos sobre RESPEITO.Para mim esta palavra tem um significado muito amplo ,são muitos aspectos a serem abordados com este tema,e um deles é a autoridade.Exemplifico citando situações de ordem hierárquica,de como podemos nos fazer compreender e conseguir alcançar nossos objetivos mantendo o respeito aos colegas e,em caso de profissionais,aos nossos superiores;de como o respeito é algo essencial para nossa sobrevivência em sociedade,e em família;de como devemos cultivar o respeito para sermos respeitados.Demonstro diariamente o meu respeito a eles e deixo claro que este é um caminho de duas mãos:Respeitar para ser respeitado.Não é necessário que o professor utilize qualquer outro forma de uso do seu poder em sala de aula,pois havendo respeito entre ambas as partes esta definição de autoridade se torna natural,sem necessidade de auto-afirmação por parte do professor ou de desafio da autoridade por parte dos alunos.


5 comments:

susana said...

Olá, colega Magali!
Adorei o que contaste sobre a organização da sua escola, hora do recreio, onde predomina conversa e entendimento. E quanto a se ter respeito é o que prego diariamente em sala de aula, acredito que seja imprescindível.
Venha conhecer o meu blog! Abraços!
Sou Susana. Pólo Sapiranga.

Stela Maris said...

Olá,colega.
Muito pertinentes tuas colocações sobre o respeito.Acredito que este seja a base de tudo.

Marta said...

Oi Magali, também acredito que o respeito seja tudo,mas muitas pessoas confundem medo e respeito principalmente em algumas famílias onde o medo prevalece e o respeito não existe , se pesquisarmos bem também encontraremos infelizmente o medo dentro de nossas salas de aula.

lisiwalter said...

Olá!
Gostei muito do que li no teu relato e concordo plenamente quanto à questão do respeito. Também acho que o professor não pode se valer do seu poder para dominar os alunos. Se puderes dá uma visitada no meu blog.
Sou Lisi Walter de São Leopoldo

Gizelda said...

Olá Magali! Sou do polo de Três Cachoeiras. Sobre a dominação concordo com as tuas colocações e acredito que temos que dar o exemplo e exigir respeito em todas as situações, e ter esperança em um mundo melhor. Visite meu blog e sucesso no Curso!!!