Tuesday, September 26, 2006

Atividade 2-Escola Cultura e Sociedade




Iniciando meu tour pelos links apresentados,primeiro dei uma olhada rápida em todos eles durante o domingo e a segunda.Então hoje iniciei a atividade escrita.Fui a todos os links,fiz meus comentários em cada um,li os textos apresentados e refleti sobre eles para fazer minhas sínteses:
http://www.ufrgs.br/tramse/tridi/ :Neste link comentei dois textos,Contribuição da cultura moura na formação do Brasil e Exclusão x inclusão .Achei interessante ele ser um espaço de postagem de trabalhos relacionados às disciplinas que estão sendo relacionados com a realidade, o momento atual,com reportagens,músicas,depoimentos atuais.No local"como postar"encontrei alguns relatos de projetos porém acho que poderiam ter sido mais detalhados.Dão apenas uma idéia de qual foi o tema do projeto,mas não descreve sua evolução.
http://www.gutierrez.pro.br/ Na página da professora Sú,pude conhecê-la um pouco e ver seu projetos com nossas tutoras e com seus alunos do CMPA.No link textos da página achei muito interessante o texto " Weblogs e educação:contribuição para a construção de uma teoria " da própria Suzana gutierrez.Com ele pude conhecer um pouco da história dos blogs(ou weblogs) e observar seu crescimento:
1997 eram 5 mil
2002 pularam para meio milhão
2003 já estavam em 1 milhão e meio e com estimativa de duplicação para os anos seguintes.
Neste texto também foi abordada a característica pessoal do blog,que é um espaço de registros pessoais com abertura para um universo muito amplo.Pelo que li ,o enfoque principal deste texto é a relação entre as teorias de alguns autores sobre a educação , fazendo uma relação com o ensino da informática,o uso dos computadores e suas possibilidades.Concordo com a relação feita pois, crendo no conceito de que o ensino se dá a partir da experimentação,da tentativa,do ritmo próprio de aprendizado,com o uso da informática observamos concretamente isto,pois o aprendizado "no teclado" ocorre exatamente assim.Vamos tentando ,vamos abrindo uma janela,clicando,teclando e assim estamos aprendendo.Esta relação feita entre o ensino de sala de aula e do ensino no laboratório de informática é muito coerente,pois se observarmos nosso aluno e tivermos a postura de professores orientadores,veremos que o aprendizado realizado atravéz da experimentação ,com respeito ao ritmo de cada aluno,é muito mais natural,e,sem dúvida permanente.Gostaria ainda de deixar aqui uma citação do texto que achei especial:"construir conhecimento implica num movimento de auto-organização da própria cognição."(Prigogine,1996).Para mim ele diz que no momento em que o educando consegue organizar-se ,com uma metodologia própria para o aprender,cada detalhe que lhe for percebido será como uma construção,um tijolinho a mais em uma sólida estrutura.
http://vamosblogarbr.blogspot.com/ :Aqui eu encontrei,no detalhe dos recados,algo que amei! Aqueles bilhetinhos eu achei sensacionais.Gostei mesmo de criar meu bilhetinho .Vou voltar sempre lá para criar novos(aí está a prova de quando o aprendizado é com as próprias pernas,de um jeito lúdico é muito mais interessante e agradável).
http://paginas.terra.com.br/educacao/Gutierrez/blogs/zapt/ :No blog deste projeto encontrei um texto que me encantou e me fez lembrar de um show que vi na MTV na minha adolescência,do Pink Floyd,chamado The Wall.Em uma cena que ficou gravada em minha memória(que não é lá assim tão boa...),várias crianças entram numa máquina vestidas cada uma a sua maneira e saem dela adolescentes todos com rostos e roupas iguais.Isto me marcou na época e até hoje vejo isto em algumas escolas,esta vontade de produzir seres iguais,sem individualidades,sem serem pessoas,mas sim grupos de iguais.Este texto do blog tem o mesmo tema:prisão,fata de liberdade,de direitos,de desejos .Trancá-los para que não voem,por vezes é mais fácil do que permitir que cada um a seu tempo faça suas tentativas,não carregá-los pela mão,estar ali para segurá-los quando precisarem exige muito mais de nós,mas sem dúvida,a gratificação de vê-los voar é a melhor forma de recompensa pelo esforço.

Gaiolas e Asas
Rubens Alves
"Aforismos são visões: fazem ver, sem explicar.Pois ontem, de repente, esse aforimo me atacou:Ha escolas que são gaiolas. Há escolas que são asas.Escolas que são gaiolas existem para os pássaros desaprendam a arte do vôo.Pássaros engaiolados são pássaros sob controle.Engaiolados, seu dono pode levá-los para onde quiser.Pássaros engaiolados sempre têm um dono.Deixam de ser pássaros.Porque a essência dos pássaros é o vôo.Escolas que são asas não amam pássaros engaiolados.O que elas amam são os pássaros em vôo.Existem para dar aos pássaros coragem para voar.Ensinar o vôo, isso elas não podem fazer,porque o vôo já nasce dentro dos pássaros.O vôo não pode ser ensinado.Só pode ser encorajado."
http://vidadeprofesor.blogia.com/ :Perdoem-me pela franqueza,mas não achei nem um pouco interessante este blog.Talvez pela espectativa que tive quando vi o site e a decepção por não ter sido como eu esperava,não gostei.Pode ser também porque era em espanhol,não sei,mas não achei nada que me chamasse a atenção nele.
http://www.sergioflima.pro.br/blog/blogs/index.php/sergio_blog : O blog do professor Sérgio gostei porque ele fala com uma linguagem bem popular.Fiz um comentário para ele sobre o trecho que ele descreveu.Não sei se ele será um de nossos professores,pois nada a isto se refere no blog,ou qual a relação dele com nosso curso,mas valeu pela reflexão ao tema que ele levantou.
http://quemfaz.blogspot.com/ :O blog das profes Iris e Bea já havia visitado.Deixei lá meu comentário sobre os projetos com o auxílio da informática,como auxiliar nas pesquisas ou como foco de trabalho.
http://proavirtualrs.pbwiki.com/ :Gostei muito de ver estes projetos,principalmente porque dá o exemplo de projeto,suas palavras-chave,sua organização,de uma maneira bem clara com o andamento do mesmo.Ele complementou o que ficou a desejar no "tridisciplina".
Atividade concluída em 26 de setembro de 2006.

2 comments:

Beatriz said...

E ai amiga? Já começastes a pg da tua escola, para o Seminário Integrador?
Um abraço
Bea

biapedag.blogspot.com said...

Magali, ainda não li todos os links indicados mas, ler teu blog me ajudou muito e está servindpo como um guia, para mim. Adorei!
Aproveito para te perguntar como colocaste as imagens na página da escola e na tua página pessoal. Preciso de ajuda em relação ao pbwiki.Como vejo que "deslizas" super bem neste terreno grito: HELP ME, PLEASE! eh, eh...
Obrigada
Bia Guterres