Friday, November 12, 2010

Comentários sobre o eixo VIII - 2010/1

ESTÁGIO!!!!!!!!!
Quando iniciou o eixo VIII , havia muitos sentimentos : ansiedade , insegurança , medo... Afinal , seria a constatação final acerca de uma caminhada de quatro anos!
Será que algo havia realmente mudado? Será que eu estava sendo tão coerente com minhas ideias quanto imaginava ? Será que eu estaria conseguindo aplicar o que pensava estar aplicando?
Nesta etapa seria o confronto do que eu pensava estar acontecendo com o que realmente acontecia.
Eu estaria sendo observada -e avaliada- por olhos criteriosos .
Mas pensei: Vamos lá!!!! É fazer o que acredito e apresentar a profissional que sou, seja quem for!
Ao "andar da carruagem" fui seguindo meu caminho e realizando meu trabalho. Certa que já não era o mesmo de quatro anos atrás, agora minha percepção era bem mais ampla dos meus alunos. Segui respeitando a individualidade de meus alunos , suas capacidades e dificuldades. Segui instigando nos momentos necessários e auxiliando quando preciso. Segui procurando dar espaço para suas construções , sem deixar que perdessem o Norte desejado.
Quando ,dos retornos recebidos pelos orientadores do estágio , recebia críticas e sugestões , procurava adaptar , quando recebia confirmações sobre minha prática estar correta , procurava manter.
Optei , no estágio , em realizar uma Arquitetura Pedagógica com meus alunos. Não foi algo muito fácil , em um momento de "xeque" estar inovando , mas resolvi fazer justamente porque seria um desafio. Na conclusão do trabalho com os alunos , a partir dos resultados obtidos com eles , conclui que foi exitosa minha empreitada.
Minhas reflexões me impedem de imaginar que haja apenas um caminho correto , um caminho único , um caminho sem possibilidades de mudança. Posso apenas garantir que neste momento minha prática está adequada, para este momento de meus alunos.
Nossos alunos mudam de um ano para outro , de uma década para outra , de uma geração para outra, por isto sei que na educação não pode haver nada definitivo , nenhuma fórmula ou prática que defina o método correto de promover a construção do conhecimento aos nossos alunos.
Partindo disto tudo afirmo que ,ao término desta etapa, saí muito realizada , pois consegui -não sem percalços- constatar que meu caminho está correto. Não sem dúvidas , não sem reflexões , mas crendo que , pelo menos minha base é sólida.

1 comment:

mauranunes.com said...

Dúvidas, reflexões, ansiedades, inseguranças... tudo isso é natural e bem-vindo! Pois são disparadores de mudança. Aceitar o que não está bem, aprimorar o que está e seguir o baile! Teu percurso é repleto de aprendizagens Magali! Bjs, Maura - tutora do SI