Thursday, April 15, 2010

Tudo certo!

Quando começa um novo ano letivo sempre há uma série de expectativas , de adaptações.
Tanto de parte dos alunos, quanto da parte de nós , educadores. Esperamos para ver as novidades da equipe diretiva , como estará nossa escola depois das férias , reencontrar nossos colegas e saber das novidades das férias , conhecer nossos novos alunos e suas famílias . E , a cada inserção de algo novo , temos que nos adaptar , nos reorganizar. Por vezes isto causa certa insegurança , certo temor frente ao que não sabemos como será.
Atribuo a este conjunto de elementos , mais ainda, o fato de estarmos iniciando neste começo de ano letivo também nosso processo de "sermos avaliados", toda a turbulência vista nestas publicações passadas. Não sabíamos quem seriam nossos supervisores e tutores , quais seriam suas orientações , quais caminhos deveríamos seguir. Estávamos também, muitas de nós , frente a uma nova direção nas escolas em razão das eleições do final do ano passado , o que nos deixava sem saber como desenvolveríamos nosso trabalho na escola , como seríamos recebidas enquanto estagiárias , quais ambientes nos seriam disponibilizados...
Enfim , uma série de questões favoreceram a turbulência e a angústia dos primeiros dias letivos deste ano.Com isto , talvez tenha deixado de inovar um pouco , tenha ficado temerosa.
Contudo , esta fase inicial já passou.Como diz aquele ditado popular , muito certo por sinal, "é no andar da carruagem que as melancias se acomodam", a carruagem andou e tudo se acomodou.
Sinto que estou a pleno vapor. Tudo já está certo e organizado.
Em meus planejamentos pude colocar meus objetivos principais , os quais são desenvolver a colaboração , o trabalho autônomo e o trabalho investigativo por parte dos alunos e elaborar atividades que contemplam a Arquitetura Pedagógica que propus.
Com uma percepção mais clara do que acontece fica mais fácil também perceber quando há fluidez no trabalho , e estou conseguindo perceber isto agora , o que me deixou muito satisfeita.

2 comments:

Beatriz said...

É bem isso!! Magali, só para lembrar nosso querido Piaget, a aventura se faz nos desafios, nas incertezas, nas adaptações constantes, nos desvios de rumos. Logo vais notar que a tua carroça sempre precisa estar com as melancias em constante desiquilíbrio!!
Se tudo estiver muito organizado, certinho, chegando aonde tu queres, pára e te pergunta: Está chegando aonde eles querem? Aonde eles precisam? Um abração
Bea

Grace Milcharek said...

Olá Magali!
Passei também no wiki do estágio, muito legal a tua apresentação e o projeto que definistes, abordando como foco “A ÁGUA”, muito interessante. Como vais trabalhar também no laboratório de informática, onde os alunos acessarão a internet, achei interessante passar pra você o endereço do Blog do meu esposo, onde tem um áudio interpretado por ele, uma canção intitulada “Alerta das Águas”, quando participou de um festival em Gravataí, achei interessante, dá uma chegada até o Blog (tchemil.blogspot.com ) e analisa o que poderá utilizar.
Forte abraço.