Sunday, April 11, 2010

Depois da tempestade...

Que maravilha!!!!

Depois da presencial de quarta-feira , relaxei!

Eu estava tentando me manter centrada nas minhas atividades , em minha prática, tentando confiar de que estava fazendo o melhor possível, para ficar tranquila, mas acabava percebendo que no fundo estava tensa. Com as colocações da supervisora e da tutora, na presencial desta quarta passada , consegui realmente relaxar.

Vi que minha prática está conforme o desejado , que estou indo pelo caminho certo.

Parece que depois disto minha visão a respeito do que estou fazendo ficou mais clara. Com isto estou conseguindo sentir mais segurança em planejar minhas aulas e estou podendo realizar atividades bem prazerosas com meus alunos.

Nesta semana fizemos bastante trabalhos colaborativos.

Em um deles , os alunos resolveram as histórias matemáticas que haviam elaborado em casa , mas troquei as folhinhas e cada dupla resolveu de um colega diferente.
Em outro trabalho coloquei uma charge do Santiago para analisarem e discutirem sobre o que o autor quis transmitir com seu desenho.

Foi muito legal ! Eles "viajaram" bastante no significado.
Enfim, pelo que tudo indica , estou indo pelo caminho correto , e o que é melhor , com muito prazer para mim e meus alunos.

3 comments:

Beatriz said...

Não te esquece, por favor, de que a caminhada tem que ser construida junto!! Os alunos não podem ser apenas caminhantes do caminho que estás contruindo, por melhor que ele seja. Não esquece o conhecimento dos canos de água da tua aluna. Tirastes dali uma reflexão magnifícica. Quantas vezes ficamos ansisosas e queremos logo encher os canos deles, sem nem mesmo saber se é aquela a água que querem beber.
Um abração
Bea

Beatriz said...

Magali, estou comparando os wiki de estágio e as reflexões aqui para entender melhhor. Percebi que lá não apresentas aquitetura pedagógica. Perebi que o tema água foi proposto por ti assim como todo o planejamento. Onde ouvistes os interesses das crianças? Onde eles trabalham com o que já sabem? Onde estão as tecnologias? Vi pela descrição da tua escola que tens tecnologia à mão e podes usá-la. Cuida que o novo precisa estar sempre sendo testado!!
Um abração
Bea

Beatriz said...

Maravilha Magali. Foi excelente teres entrado em contato comigo ( porque não respodestes aqui para ficar registrado?)me orientando quanto ao link. Realemnte tua arquitetura está ótima e te preocupas bastante com autonomia dos alunos, aproveira e parte do conhecimento prévio deles e prevê como isso se encaixará no teu planejamento. Notastes o valor do registro mais pormenorizado? Provavelmente a quesão àgua presente no trabalho não teria sido questionada. Ficaria claro que ela partiu de um desafios teu e das questões provenients dos defrontos entre os conhecimentos e certezas que já tinham. Valeu!!
Um abraço
Bea