Monday, April 19, 2010

Para pensar!

Lendo o texto de Stephen Kanitz,"Aprendendo a pensar", disponível no Works do Seminário Integrador, fiz uma associação imediata com o filme "Entre os muros da escola".
Há quanto expõe-se a situação das escolas , dos professores e dos alunos... Muita coisa boa já foi dita acerca de tudo relacionado à educação.
Não é por falta de reflexões , pensamentos , tentativas que a educação chegou onde está.
Então me pego a pensar novamente: POR QUE?
Ainda não sei a resposta(ou fórmula mágica) para isto!
Porém , também penso muito sobre isto. Ao pensar constato que para mim a educação deve ser um processo onde o aluno seja estimulado a ser crítico , autônomo , criativo , reflexivo e acima de tudo , atuante.
Quando li a frase do autor no texto "Aprendi poucas coisas que uso até hoje" pensei : " Aprender?! Não é o que quero para meus alunos! Quero que construam!".
Nossos alunos estão construindo algum conhecimento ? Ou apenas eventualmente "aprendendo" coisas que talvez nem usem em suas vidas?
Construir , para mim , implica buscar em si os alicerces que possuem a partir de suas experiências e vivências e com base neles inserir elementos relevantes para eles próprios. Esta forma permite aos alunos reconhecer como válidos os seus conhecimentos aquiridos em suas vidas, tornando assim o conhecimento como algo dentro de sua realidade , consequentemente , tornando a construção do conhecimento algo motivador , desafiador.
Em minha perspectiva , é por aí!

1 comment:

Beatriz said...

Ótimo Magali!! Gostaria de fazer apenas um reparo. Aprender é diferente de memorizar, de treinar. Aprender é sinônimo de construir, de assimilar ao que já tinha mais elementos para compreender melhor uma mesma situação. Portanto, tu eo autor têm razão: os dois quiseram dizer que se aprende pouco qdo não se constrói. Magali, será que há resposta para a tua pergunta? Será que há mágica? Há sim muito trabalho conjunto, muita troca interativa, muita confiança na partilha e muita certeza de que o outro pode tanto qto nós. E ai, tudo o mais vem junto!!
Um abração carinhoso
Bea