Wednesday, May 13, 2009

E o estado????



Eu estava lendo um texto do Professor Claudio Baptista (e outros) , para complementar algumas informações para a atividade , cujo título é "Movimentos , espectativas e tendências : inclusão escolar no ensino municipal de Porto Alegre", quando me chamou a atenção o segunte trecho: "... a discussão que procura estabelecer os nexos entre o atual momento da rede em questão, a política nacional e aquela estadual do Rio Grande do Sul relativas à inclusão escolar.". Ao longo do texto , é relatado que "os últimos 20 anos dessa rede tem sido alvo de muitos estudos". Atrevés do transcrito aqui , é possível perceber o quanto está sendo questionado , movimentado na rede municipal a questão da inclusão. São inúmeras pesquisas , trabalhos voltados para a realidade da educação municipal e a inclusão , procurando na prática diária da rede o que está sendo feito , como , para quem , por quem . Acredito muito neste tipo de trabalho e penso ser um trabalho que denota um tempo longo. Como citado acima , já há 20 anos o município se movimenta intensamente e ainda está buscando muitas respostas. Bem , relatei isto em razão de uma preocupação que tenho: e quanto ao estado? O que está sendo feito? Não vejo falar de pesquisas nas escolas , de ações efetivas...É certo que o município pode fornecer a base com suas pesquisas , mas sabemos que a realidade é outra , os professores são outros . Como foi citado na pesquisa realizada , os professores entrevistados eram pesquisadores (doutorandos , mestrandos) , que atuavam na rede municipal com classes especiais de alunos. Quantos professores de séries iniciais do estado conhecemos que estão fazendo mestrado ou doutorado para participarem de uma pesquisa deste porte? Aliás , o Estado nos dá suporte para isto? Enfim , penso que o estado está a passos de tartaruga neste sentido , e vejo no horizonte um direcionamento para o município quanto a ações de inclusão em classes regulares.

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