Thursday, April 30, 2009

Construtivismo

Ao nos determos nas questões relacionadas ao desevolvimento da aprendizagem podemos reconhecer a importância do construtivismo .

Usando as palavras de Fernado Becker:
"PIAGET vai mostrar como o homem, logo que nasce, apesar de trazer uma fascinante bagagem hereditária que remonta a milhões de anos de evolução, não consegue emitir a mais simples operação de pensamento ou o mais elementar ato simbólico. Vai mostrar ainda que o meio
social, por mais que sintetize milhares de anos de civilização, não consegue ensinar a esse recém-nascido o mais elementar conhecimento objetivo. Isto é, o sujeito humano é um projeto a ser construído; o objeto é, também, um projeto a ser construído. Sujeito e objeto não têm existência prévia, a priori: eles se constituem mutuamente, na interação. Eles se constroem."

Então o sujeito se constroi assim como o objeto para este , a partir da interação .
Como podemos imaginar a construção da aprendizagem sem partirmos de que ela faz parte do sujeito?!
Esta construção depende da interação entre o sujeito e o objeto. De que forma?

Novamente vou me reportar às palavras de Becker:

"O sujeito age sobre o objeto, assimilando-o: essa ação assimiladora transforma o objeto. O objeto, ao ser assimilado, resiste aos instrumentos de assimilação de que o sujeito dispõe no momento. Por isso, o sujeito reage refazendo esses instrumentos ou construindo novos instrumentos, mais poderosos, com os quais se torna capaz de assimilar, isto é, de transformar objetos cada vez mais complexos. Essas transformações dos instrumentos de assimilação constituem a ação acomodadora. Conhecer é transformar o objeto o transformar a si mesmo. (O processo educacional que nada transforma está negando a si mesmo.) 0
conhecimento não nasce com o indivíduo, nem é dado pelo meio social. 0 sujeito constrói seu conhecimento na interação com o meio tanto físico como social."

Urge que repensemos nossa prática e reconheçamos a construção do conhecimento como um processo que depende da interação e ação do sujeito com o objeto de aprendizagem!



Referência
Becker ,Fernando-O que é construtivismo

No comments: