Wednesday, May 13, 2009

Deficiência física e inclusão

Lendo o capítulo 1 do livro Atendimento Educacional Especializado -deficiência física ,disponibilizado pelo MEC, fiquei bastante preocupada ao ler o seguinte trecho:

"O ambiente escolar promove desafios de aprendizagem.Privar uma criança ou um jovem dos desafios da escola é impedí-los de se desenvolverem. Não podemos aprisionar nossa concepção equivocada de limitação. O estudo da plasticidade neural vem nos demonstrar que o ser humano é ilimitado e que , apesar das condições genéticas ou neurológicas, o ambiente tem forte intervenção nestes fatores.Quanto mais o meio promove situações desafiadoras ao indivíduo, mais ele vai responder a estes desafios e desenvolver habilidades perdidas ou que nunca foram desenvolvidas.(...)"

A realidade diária de nossas escolas estaduais está permitindo este desenvolvimento aos nossos alunos deficientes físicos? Estão sendo proporcionados a estes alunos desafios para que desenvolvam alguma habilidade?
Faço uma pergunta , e um desafio a quem puder responder: O que é a inclusão na PRÁTICA do estado?
Leis , projetos , propostas há muitos, mas não é disto que falo! Falo na prática diária das escolas do estado do Rio Grande do Sul, como está sendo realizada a inclusão dos alunos deficientes? Estão sendo respeitadas as propostas do MEC?
Nós , professores estamos buscando conhecimento para desenvolver nestes alunos suas habilidades e estimulá-los em suas capacidades , mas não podemos fazer a inclusão sozinhos , sem o auxílio profissionais especializados e sem uma estrutura física e de materias na escola para servirem de suporte ao nosso trabalho.
Está na hora do estado deixar de fazer a inclusão "para inglês ver"colocando os alunos com necessidades especiais nas escolas sem a menor estrutura para recebê-los e sem condições para promover seu aprendizado efetivo.

1 comment:

Colégio Érico Veríssimo said...

Oi Magali!

Hoje temos uma realidade muito complicada na educação pública, principalmente estadual. Poucos profissionais, sem oportunidades para qualificação e uma estrutura extremamente deficitária. Falo isto como professora estadual.
Temos muitas leis, muitos discursos,...o difícil mesmo é contar com o apoio de toda a sociedade e de governos para entender a importância da educação pública.