Wednesday, April 15, 2009

Nossa ancestralidade!

Este trabalho foi realizado por minha turma de quarta série. Nosso tema gerador era "As raças que compõem o povo gaúcho".
A partir da sugestão da disciplina de 'questões etnico-raciais na educação' foi realizado com eles o mosaico, no entanto , durante duas semanas foi desenvolvido o tema. Entre os assuntos abordados estavam a nossa herança cultural , nossos traços físicos e a colonização do Rio Grande do Sul . Surgiram dúvidas ao longo do trabalho como: Os 'alemães puros' são loiros de pele clara e olhos claros, mas o povo do Brasil puro , como é?
Foi muito produtivo este trabalho , pois possibilitou a compreensão sobre a herança étnico-cultural do povo gaúcho , assim como a exploração da herança etnico-cultural de cada um dos alunos.

1 comment:

Beatriz said...

Oi Magali, o que falaram sobre "pureza" de povos? Ter olhos azuis e pele clara significa puro? Seria bem bom trabalhar sobre isso com o conceito genético: considera-se puro o caráter que se manifesta no sujeito, quando os dois gens do par são ifuais. Assim, para ser de olhos azuis precisa ser recessivo (aa) logo esse é um caráter puro. Se tivesse olhos escuros e se pudéssemos detectar o genótipo para esse caráter e fosse AA ele tb seria puro.
Cuidado com o termo porque ele se deturpou do ponto de vista social.
Um abração
Bea