Wednesday, April 23, 2008

Sobre atividade 1 de números e operações:






"Ao iniciar esta disciplina postei em meu blog um comentário sobre os números em nossa vida, pois à muito percebi o quanto eles fazem parte de nós.Esta consciência da existência dos números em cada instante de nossa vida , a cada passo que damos , me fez ir em busca de maneiras de apresentá-los e apresentar suas possibilidades aos alunos.
Tenho por hábito pesquisar na web sobre muitos assuntos , e um deles é a matemática. Acredito que este meu interesse em me aprofundar no estudo dela , mais precisamente em como ensiná-la de forma que os alunos a compreendam, e não apenas 'decorem', vem da dificuldade que tive durante muitos anos e em achar a disciplina difícil e imcompreensível. Ao longo dos anos fui percebendo que a matemática deve ser trabalhada a partir do entendimento do raciocínio numérico , das associações , combinações , classificações de coisas , formas , objetos , presentes em nosso dia-a-dia.
A partir da busca que fiz para descobrir mais e melhores maneiras de trabalhar com meus alunos a matemática, encontrei diversos sites que me auxiliaram na caminhada sobre o mundo dos números e que contribuiram para que as aulas ficassem mais atrativas e instigantes.
Quando me propus a explorar o mundo matemático , descobri o quanto é prazeroso 'brincar' com os números e suas possibilidades. Com este entusiasmo procurei levar aos meus alunos este prazer em desvendar os desafios que os números nos apresentam.
Tenho colhido bons frutos com esta proposta. Procuro 'dasafiar' meus alunos a descobrirem sobre os números e suas propriedades e isto faz com que mais e mais eles se interessem e explorem a matemática."

No comments: