Sunday, April 13, 2008

Descobertas!

Estava organizando alguns materiais meus e encontrei um texto que escrevi sobre a 'escola da ponte' durante a aula presencial em que ela foi abordada.Resolvi então ir no site da escola para me 'inspirar' com algumas idéias sobre projetos , pois estava pensando em fazer um projeto de matemática com meus alunos(também inspirada pelos assuntos que estamos abordando na disciplina).
Depois de colher algumas informações no site, busquei informações sobre Piaget e a matemática , para dar base sustentável ao meu projeto.
Nesta busca encontrei um site com um texto magnífico , escrito em linguagem clara e acessível.Neste texto encontrei uma citação abriu caminho para minhas idéias:

" Aderir a esta proposta, abrir espaço à participação dos alunos, favorecer a autonomia na escolha, o envolvimento com atividades significativas que desafiam o seu pensamento e acompanhá-los ativamente no desdobramento do projeto implica em, realmente, assumir esta nova função: a de mediador. Significa abrir mão do papel impossível de ser sempre o centro da atenção, causa e razão das aprendizagens dos alunos, para assumir um novo papel social, enquanto educador. Pressupõe entender, como nos diz Piaget, que uma atividade intelectual verdadeira, baseada em ações experimentais e pesquisas espontâneas não é possível sem uma livre colaboração entre os indivíduos, ou seja, entre os professores e seus alunos, mas, principalmente, entre os próprios alunos. Acompanhar as atividades dos alunos, colocar questões que geram conflitos cognitivos, problematizar as situações que trazem para a sala de aula é um dos meios que temos para manter vivo o interesse e a atenção dos alunos. É a forma de sabermos o que estão aprendendo e quais são os seus referenciais anteriores. "

Neste site encontrei também um exemplo de como o aluno realmente se interessa pelo aprendizado quando é instigado a pensar , lhe é problematizada a situação para que ele reflita e conclua.Enfim consegui muita inspiração para criar meu projeto de matemática.
E para aguçar a curiosidade (e o aprendizado) vou deixar o site para que vejam de quem é o texto do qual tirei o trecho acima!.

2 comments:

Iris said...

Magali, querida

Que surpresa boa!
Gostei muito da forma dada ao relato das tuas buscas pela rede, em busca de subsídios para teu trabalho, e também como "não entregaste o ouro", mas instigaste a curiosidade dos teus leitores.
Obrigada pelo "magnífico". :)
Que bom teres gostado do texto, pois trabalharemos com ele neste semestre. Estás correndo a nossa frente e isso é muito bom.
Valeu!
Abra@os, Iris

Beatriz said...

Nossa!! Que coisa boa!!
Noto qualidades de professor já desenvolvidas em ti: buscar mais elementos para subsidiar a prática; permitir-se dúvidas e buscar mais material para compreende-las melhor; fazer relações entre a necessidade de ser inovadora na escola e a melhoria da aprendizagem dos alunos; desafiar os outros e ser colaborativa. Isso é um resultado promissor!!
Fico feliz que estamos participando nessa jornada, como cooperadoras da tua transformação. Como diz a Iris está correndo na frente!! Fazer perguntas será a nossa meta nesse semestre.
Um abração
Bea