Friday, September 15, 2006

Reflexão

Quero deixar aqui minha reflexão sobre o que vemos todos os dias no horário político...
Os candidatos têm dito que vão melhorar a educação,vão equipar as escolas com equipamentos e materiais didáticos , vão remunerar melhor os professores,enfim ,estão olhando para a área da educação como algo que precisa somente ser "melhorada" por dentro.
É claro que concordo com tudo isto:precisamos de equipamentos , materiais didáticos , melhores salários (quer dizer , pelo menos de um salário digno,porque o atual é uma vergonha),e muitas outras coisas mais , mas ,e nossos alunos com suas famílias? Mas e o futuro a longo prazo?
Nenhum candidato fala da realidade de nossos alunos , de como precisamos , enquanto escola , atualizar a IDÉIA DE ESCOLA. Nenhum candidato demonstra estar pensando em reformular a proposta de escola.De fazer da escola um espaço da comunidade ,de ampliar a escola em estrutura física , de pessoal , de convívio da comunidade escolar , de uso para prática de esportes , encontros para debate....,enfim , de fazer da escola um local de encontro entre todos que dela fazem parte.
Estamos fazendo um trabalho no roda sobre o PPP, e como disse no trabalho , acho que houve um grande avanço com sua criação , convidando os pais para irem para dentro da escola pensar sobre ela,porém este deveria ser um começo.
Nós como professores devemos procurar trazer mais os pais para perto de nós , trazê-los para vivenciarem nosso dia-a-dia com seus filhos , fazer verem o quanto é complexo e importante nosso trabalho.Talvez sejamos culpados por este afastamento.Aos poucos fomos nos fechando , em virtude de descontentamentos e dificuldades que fomos tendo ao longo dos anos,mas isto tem que mudar.
Temos que mudar a cara da escola, para os alunos , pais e a comunidade em geral.Temos que convocá-los a participar conosco da escola , para juntos mudá-la.Mudar a idéia de que pais na escola é sinal de problema .Pensar que pais na escola é sinal de trabalho em conjunto , união.
Tenho certeza que se tivéssemos esta união com pais e sociedade eles teriam outra idéia de nós quando houvesse greve , não seríamos chamados de irresponsáveis ou vistos com o descrédito com que somos vistos nestes casos.
Unindo forças é a única forma de mudarmos o conceito de escola , de fazermos os políticos entenderem que é necessário sim uma mudança , mas por todos os ângulo , precisamos de pais participativos , que junto conosco exijam destes políticos , que pouco vivem nossa realidade, que olhem para todos nós de uma forma global:Escola como estrutura física , de pessoal , alunos e pais, que está inserida em uma sociedade.
Por aí será o futuro da educação ao meu ver , e como não vejo nenhum sinal de mudança neste sentido , fico preocupada.Os políticos , em mais um horário eleitoral gratuito, continuam com as mesmas palavras...E eu aqui refletindo...

1 comment:

Rosária said...

Magali
Este assunto, EDUCAÇÃO x política é muito complexo. A mudança de paradigma proposta por muitos e discutida no teu texto, nos faz perceber que esta teia de relações, que fazemos parte e por esse motivo mais impregnados estamos desta cultura, jamais será modificada ou restaurada. Está em colapso. Não sei em que momento "os políticos"levarão a sério a educação. Para eles é bom ou ruim tanta ignorância? Quem pode ler VEJA, ou até mesmo um jornal diariamente? Quem compreende a fundo as manipulções dos nossos governantes? Um abração. Rosária