Monday, September 25, 2006

Atividade 1-Interdisciplinas;Escola,cultura e sociedade e Escola,PPP e currículo

Como é difícil falar sobre nossos desejos,nossos medos,nossas ousadias...Mas começando por quem sou eu,digo-lhes que sou uma professora formada pelo magistério , concluído em 1988,portanto ,à quase 20 anos.Sou casada à 16 anos,tenho um filho de 11 anos.Moro e trabalho em Porto Alegre , onde nasci,mas já morei em Gramado,Canela,Pelotas e balneário Pinhal.
Eu hoje vivencio o ser professora como um presente de Deus.Agradeço muito por poder estar exercendo esta profissão a qual sempre tive muito orgulho.Ao longo de minha vida trabalhei não só como professora.Tive experiências em diversas atividades ,mas sempre pensava:ainda voltarei ao magistério,e,quando voltar será em definitivo.E assim foi que,fiz o concurso para o magistério estadual em 2001.Passei , fiquei super feliz e esperei anciosa que me chamassem.Os anos foram passando e não era chamada.Então pensei:Não é para ser.Mudei totalmente de área novamente e fiz um curso técnico e começei a trabalhar em outra profissão.Quando em janeiro de 2006 recebi a notícia de que estavam me chamando para assumir daquela concurso de 2001.
Quanto aos medos,tive muitos,pois havia me afastado totalmente de tudo que dizia respeito a educação,e,quando vi que estava prestes a assumir uma turma novamente tive muito medo.Porém aí está a ousadia:o medo me fez voltar a mil!Comecei em janeiro mesmo a pesquisar na internet.Reli livros que tinha , fui fazendo meus materiais atualizados sobre como está a educação atualmente.Acredito que cresci em meus conceitos,pois sempre gostei de estar bem preparada para enfrentar os desafios que a vida me coloca e sei que cada coisa vem em seu tempo certo.Por isto tenho certeza que ,quando reiniciei era no momento certo e me preparei bastante para retornar,mesmo sendo pouco tempo.Agora com o curso,percebo o quanto ainda é longo este meu caminho na educação , estou cheia de projetos : seguir estudando muito,ampliar minha área de atuação na educação,me preparar para o futuro da educação,pois acredito que em breve muitas mudanças ocorrerão em nossa área e quero estar preparada para elas e para os novos desafios que com elas virão.
Sobre os assuntos que quero dialogar são tantos...mas um dos que acho mais importante é "como vamos preparar nossos alunos para a vida fora da escola?"Acho que atualmente não preparamos nossos alunos para o futuro,para seu convívio na sociedade,para o mercado de trabalho.E este é um desafio:pensar,estudar,refletir,concluir e agir para incluir nossos alunos de escolas estaduais e municipais dentro de uma sociedade real, cada vez mais complexa e competitiva.Dentro de uma concepção real de sociedade ,e não esta idéia maquiada de sociedade a qual estamos acostumadas a trabalhar.

5 comments:

biapedag.blogspot.com said...

Oi, Magali! Agradeço a visita e os comentários. Li o teu texto e gostei muito. Fiquei curiosa: que turma tens? sabe, no outro texto, o, do Algodão, falei sobre um lugar chamado João Paulo II. Acho que se perguntássemos a qualquer uma das educadoras de lá, responderiam que o que precisam oferecer, trabalhar com seus alunos está intimamente ligado com Valores. Há um tempo, numa das creches que eu acompanhava, levei duas fotos de revista, cobertas por um papel e afixei-as num quadro. Contei que, na primeira, havia a foto de um adolescente alfabetizado, de escola particular, que tinha aprendido as regras de cortesia e sabia utilizá-las, que era popular entre seus amigos ... o segundo, era de uma escola pública, não frequentara jardim de infância, tinha amigos, namorada, seus pais eram católicos... Enfim... pedi que, baseadas apenas no que eu falara, tentassem imaginar como seriam, onde estariam, como fora seu processo de alfabetização.grande parte, associou a escola particular, a popularidade e a aprendizagem de regras com sucesso. Depois de muita conversa, retirei a folha que cobria as fotos. E a primeira foto era de um dos adolescentes que, em Brasília, ateou fogo, com seus parceiros, em um índio Pataxó. Ele era alfabetizado, não era? sabia dizer "com licença", "por favor" (sabia, mas com certeza não dizia muito...) Mas ele era mesmo ALFABETIZADO? De que tipo de "alfabetização" estávamos falando? O que faltara? Acredito, que nossa trajetória tem muito a ver com o que faltou a este rapaz.
Minha nossa! Preciso dar uma passadinha(eh, eh...) no Rooda! Abraços.
Bia

Beatriz said...

Olá Magali, realmente ser professora é muito mais comlicado que outras profissões. Mas, isso se anula pela gratificação que temos em poder participar do crescimento da gurizada, desafiando e provocando para que tenham melhor preparo para enfrentar os desafios que a vida lhereserva o tempo todo. Embora há muitos anos que trabalho nessa área, tb fico ansiosa cada vez que tenho uma situação nova a enfrentar> Não é medo mas vontade de acertar!!
Um abraço
Bea

Luciene Sobotyk said...

Oi Magali! Gostei muito do teu texto e fiquei surpresa por saber que você só começou em janeiro deste ano no magistério.Acredito que nada acontece por acaso e por isso teu momento foi janeiro/2006.Ao mesmo tempo teu empenho e até mesmo as outras atividades profissionais que tivestes te ajudaram muito ,pois sempre que te ouço falar,penso em alguém com muita experiência.Parab´´ens!Não é a toa que você está aqui! Beijo,Luciene
(Este comentário também faz parte da atividade 1-Escola,Cultura e Sociedade)

Luciene Sobotyk said...

Desculpe-me quis dizer: "parabéns".
Luciene

Simone said...

Olá Magali!!
Sou a nova tutora da sede (Porto Alegre) e vou acompanhar a turma na disciplina Escola, Cultura e Sociedade.
Vi que apesar da dificuldade de falar de si, conseguiste escrever muitas coisas. Parabéns por teres tentado e pensado sobre isso, vencido esse desafio e também por teres passado no concurso. Sucesso na tua caminhada!
Um abraço, Simone Ramminger - Tutora Porto Alegre