Monday, November 22, 2010

Sobre tudo

Quanto trabalho!!!!!
É final de ano letivo na escola!
Estamos em fase de conversar com os pais dos alunos que apresentaram maiores dificuldades ao longo do ano . Para isto devemos ter tempo e disposição para, além das 4 horas diárias na escola com os alunos , nos debruçarmos em casa sobre os trabalhos , as atividades de cada aluno , um de cada vez , e recapitularmos como foi o desempenho deste aluno ao longo do ano. Quais foram suas capacidades desenvolvidas , quais foram suas maiores dificuldades , quais são as possibilidades deste aluno corresponder às espectativas de uma quinta série no próximo ano... e a partir destas observações e conclusões devemos elaborar pautas para as reuniões com os pais .
Estamos também na fase das avaliações (formais) do terceiro trimestre . Para isto devemos ter tempo e disposição para, além das 4 horas diárias na escola com os alunos , nos debruçarmos em casa sobre todos conteúdos desenvolvidos em cada uma das disciplinas trabalhadas- Português , Matemática , História , Geografia , Ciências , Educação Física e Artes-para elaborarmos as avaliações .
Estamos projetando também nesta época as atividades de encerramento do ano letivo , como passeios , festas , formaturas ...Para isto devemos ter tempo e disposição para, além das 4 horas diárias na escola com os alunos , nos debruçarmos em casa sobre o computador e verificar locais , transporte; definir o formato da festa de encerramento , os alimentos e bebidas, se haver ou não amigo secreto; se os espaços disponíveis poderão abrigar todas comemorações finais;onde faremos o quê e de que forma...
Além destas atividades profissionais , estamos cheios de eventos : amigos querendo se reunir antes do final do ano , encontros com colegas da escola , família querendo organizar as datas festivas do final do ano...
Como estamos no final do curso de graduação , também há: convites para pensar , foto do Banner , documentação a entregar , festa dos cem dias , cerimônia , confraternizações...
Afora isto tudo , ainda há o TCC !!!!!!!! Que permite que eu durma apenas 4 horas por noite , à uma semana!!!! Que exige uma dedicação absurda !!!! É um tal de faz , desfaz , faz de novo.Salva. Complementa , corrige , acrescenta , retira . Salva. Aplica , corrige , acrescenta.Salva. Revisa!!!! Corrige novamente.Salva ....
Nem vou falar aqui da Defesa do TCC e do material que deverá ser feito em ppt para isto! Ainda não chegou o momento , isto apenas será a partir de amanhã!
É preciso ter tempo e disposição!!!!!!!!!!!

Friday, November 12, 2010

Comentários sobre o eixo VIII - 2010/1

ESTÁGIO!!!!!!!!!
Quando iniciou o eixo VIII , havia muitos sentimentos : ansiedade , insegurança , medo... Afinal , seria a constatação final acerca de uma caminhada de quatro anos!
Será que algo havia realmente mudado? Será que eu estava sendo tão coerente com minhas ideias quanto imaginava ? Será que eu estaria conseguindo aplicar o que pensava estar aplicando?
Nesta etapa seria o confronto do que eu pensava estar acontecendo com o que realmente acontecia.
Eu estaria sendo observada -e avaliada- por olhos criteriosos .
Mas pensei: Vamos lá!!!! É fazer o que acredito e apresentar a profissional que sou, seja quem for!
Ao "andar da carruagem" fui seguindo meu caminho e realizando meu trabalho. Certa que já não era o mesmo de quatro anos atrás, agora minha percepção era bem mais ampla dos meus alunos. Segui respeitando a individualidade de meus alunos , suas capacidades e dificuldades. Segui instigando nos momentos necessários e auxiliando quando preciso. Segui procurando dar espaço para suas construções , sem deixar que perdessem o Norte desejado.
Quando ,dos retornos recebidos pelos orientadores do estágio , recebia críticas e sugestões , procurava adaptar , quando recebia confirmações sobre minha prática estar correta , procurava manter.
Optei , no estágio , em realizar uma Arquitetura Pedagógica com meus alunos. Não foi algo muito fácil , em um momento de "xeque" estar inovando , mas resolvi fazer justamente porque seria um desafio. Na conclusão do trabalho com os alunos , a partir dos resultados obtidos com eles , conclui que foi exitosa minha empreitada.
Minhas reflexões me impedem de imaginar que haja apenas um caminho correto , um caminho único , um caminho sem possibilidades de mudança. Posso apenas garantir que neste momento minha prática está adequada, para este momento de meus alunos.
Nossos alunos mudam de um ano para outro , de uma década para outra , de uma geração para outra, por isto sei que na educação não pode haver nada definitivo , nenhuma fórmula ou prática que defina o método correto de promover a construção do conhecimento aos nossos alunos.
Partindo disto tudo afirmo que ,ao término desta etapa, saí muito realizada , pois consegui -não sem percalços- constatar que meu caminho está correto. Não sem dúvidas , não sem reflexões , mas crendo que , pelo menos minha base é sólida.

Tuesday, November 09, 2010

Convite!!!!



Olá pessoal!!!!!


Apesar de todos os contratempos , CONSEGUIMOS!!!!!!!

E é com muita satisfação que convido a todos para a "Tarde de autógrafos" de meus alunos na Feira do Livro.

Após seis meses de intenso trabalho , concluímos nosso livro "Vivendo a Copa 2010" ! Este livro è o resultado de um trabalho que surgiu a partir do interesse dos alunos nos jogos da Copa.

Eles levavam seus álbuns para a escola , trocavam figurinhas , falavam dos países e suas bandeiras ... Então surgiu a ideia de aproveitar este interesse para desenvolver temas ligados à Geografia , gramática , ortografia , ciências , artes , atividades físicas... Como consequência do trabalho começamos a pensar em organizar as informações que estavamos obtendo. Foi quando pensamos em fazer o livro. Assim que iniciou o trabalho entrei em contato com a Cãmara do Livro de Porto Alegre - organizadora da Feira do Livro - e aventei a possibilidade de realizar esta "Tarde de autógrafos".

Tudo deu certo!!!!

Por isto realizo este convite a todos que desejarem acompanhar este momento!

Será na área infantil da Feira (Cais do porto) ,no espaço "Largo da Escrita", no dia 10 de Novembro , quarta-feira , dás 14h às 16h.

Monday, November 08, 2010

Na luta pelos direitos básicos

Como é difícil , neste contexto em que estamos , pensarmos no que é a educação de qualidade!
Durante o PEAD tivemos muitas disciplinas que nos fizeram estudar , pensar , repensar sobre a legislação , no que diz respeito à educação. LDB , Estatuto do Magistério , constituição do Estado do Rio Grande do Sul , PNE , ...
Mas dentro de nossas escolas vemos que estas leis são apenas fantasmas . São meros escritos em papel.
Sinto-me muito tranquila ao afirmar que as leis , pelo menos no que diz respeito à educação , não são consideradas.

Vejamos o que diz alguns artigos da Constituição da República Federativa do Brasil de 1988:
CAPÍTULO III
DA EDUCAÇÃO, DA CULTURA E DO DESPORTO
Seção I
DA EDUCAÇÃO
VIII - piso salarial profissional nacional para os profissionais da educação escolar pública, nos termos de lei federal. (Incluído pela Emenda Constitucional nº 53, de 2006)
Art. 208. O dever do Estado com a educação será efetivado mediante a garantia de:
III - atendimento educacional especializado aos portadores de deficiência, preferencialmente na rede regular de ensino;
V - acesso aos níveis mais elevados do ensino, da pesquisa e da criação artística, segundo a capacidade de cada um;
VII - atendimento ao educando, em todas as etapas da educação básica, por meio de programas suplementares de material didáticoescolar, transporte, alimentação e assistência à saúde. (Redação dada pela Emenda Constitucional nº 59, de 2009)


Eu poderia selecionar aqui trechos de todas leis que se referem à educação e colocar para revermos sua aplicabilidade efetiva em nosso Estado. Mas penso que basta o que selecionei da Constituição Federal.
Analisando cada uma das colocações acima: Eu , pelo menos aqui no Estado do Rio Grande do Sul , não conheço nenhum professor da Rede pública Estadual que receba o piso nacional .
Também , na minha realidade , não tenho nenhum apoio quanto aos alunos com necessidades especiais que possuo. Sou professora da Rede pública estadual , tenho uma quarta série do ensino fundamental , em escola regular , com alunos com necessidades especiais , e em minha escola não há nenhum profissional especializado para que eu receba orientações , ou mesmo obtenha auxílio.
Em minha sala de aula tenho 30 alunos , os computadores da escola estão com a manutenção vencida. Quando necessito de algum material , ou verba para algum projeto a ser desenvolvido com os alunos , não há disponível . Quando proponho algum momento de aprendizagem extra escolar , como visitas de estudos ao jardim botânico , ao zoológico , assistir uma peça de teatro...a maioria dos alunos não vai porque os pais não têm dinheiro para o transporte e a escola não disponibiliza verbas para isto. Então ,como posso dar "acesso aos níveis mais elevados do ensino, da pesquisa e da criação artística, segundo a capacidade de cada um;" , se tenho apenas minha voz , o quadro e o giz??? Ouço às vezes : "professor tem que ser criativo!" . E como somos!!!! Imagine dentro deste contexto o que não fazemos para obter a atenção dos nossos alunos tão ativos de hoje! Nos viramos nos 30 , nos 40, nos 50 , nas 4 horas!!!
Com relação aos "programas suplementares" nunca vi!!!!! Quando algum aluno não tem material escolar , como lápis , caderno , borracha , régua , estojo... Sou eu quem compra com dinheiro do próprio bolso. E não sou exceção ! Muitas colegas fazem o mesmo para seus alunos. Tiramos do mirrado salário - que o meu , graças aos benefícios ,chega a um salário mínimo- para darmos material a nossos alunos. Nem vou falar aqui sobre assistência à saúde!!!! Se não tenho nem atendimento às necessidades especiais dos meus alunos , imagine enfermagem , dentista , médico na escola!!!!
São sonhos... ????? NÃO !!!!! São leis!!!! Mas não são cumpridas!
São direitos básicos relacionados à educação dispostos na Carta Magna de nosso país , construída sob uma espectativa de justição social muito grande , mas que , infelizmente para o povo , não é cumprida.
Á quem atribuir a decadência de nossas instituições ? Quem é culpado por não termos direitos básicos dispostos em lei respeitados? Serão os governantes , ou será o povo que não faz valer os direitos que possui?
Ou seremos nós , que nos preparamos para sermos educadores conscientes , formadores de cidadãos conscientes , e acabamos esquecendo no dia-a-dia de apresentar aos nossos alunos e nossa comunidade escolar os direitos que possuem?

Wednesday, November 03, 2010

Comentários sobre o eixo VII - 2009/2

Revisitando minhas postagens deste eixo percebi claramente o quanto as coisas se interligam !
Veja só: Meu desejo desde os tempos de magistério foi fazer um curso de LIBRAS. Nunca dava ...Sempre algo me impedia.
Quando entrei no PEAD pensei "finalmente vou ter uma disciplina que vai trabalhar com LIBRAS". E foi passando o curso.
No semestre passado (eixo VI) consegui , quase que por acaso , iniciar um curso de LIBRAS pela FADERS.
Mesmo sabendo que teria uma disciplina que desenvolveria o tema , decidi fazer minha matrícula e cursar na FADERS. Foi maravilhoso.
Acredito que , caso tivesse deixado para fazer apenas no PEAD teria me decepcionado , pois não houve o aprofundamento , como eu imaginava , mas apenas uma noção .
Ao fazer o curso na FADERS enfrentei as dificuldades normais de alguém que está se alfabetizando em uma nova língua. Pude sentir as dificuldades pelas quais os alunos que entram na escola no primeiro ano sentem. Apender uma linguagem nova , escrita , falada ou através de sinais é compreender todo um contexto de símbolos , sinais , concordâncias ...
Ao longo do tempo vamos esquecendo toda a complexidade disto.
Juntamente com minha "entrada" em um novo mundo, sendo alfabetizada em LIBRAS , estava cursando no PEAD a disciplina de Alfabetização. Tudo se encaixou. Foi como uma concruência de elementos que me levou a uma compreensão ampla de tudo.
Quando éramos levados ,pela disciplina de Alfabetização, à tentar resgatar o sentimento que os alunos de 6,7 anos tem ao entrar em contato com o mundo da alfabetização na escola , eu conseguia com clareza reconhecer o quanto é sofrido e difícil para eles este momento , pois eu estava passando por ele com LIBRAS.
Como disse no início , tudo se interligou. Meu crescimneto foi extremamaente significativo , pois pude olhar com outros olhos para os alunos em inicio de alfabetização. Estava identificada com eles , e isto permitiu que eu entendesse suas dificuldades , seus ritmos diferentes , permitiu que eu criasse estratégias mais efetivas para auxiliá-los neste início de caminhada.