Monday, March 22, 2010

Experimentando e refletindo

Ao iniciar o desenvolvimento da Arquitetura Pedagógica com meus alunos , fiquei muito entusiasmada com os resultados.
Se oportunizamos a eles posicionarem-se acerca de diferentes temas , verificamos o quão rico é o seu conhecimento prévio. No momento em que é dado aos alunos espaço para fazerem conversas e trocas sobre um assunto , levantando perguntas e suposições sobre ele , surgem uma infinidade de percepções deste. Este momento é muito rico , pois permite aos alunos perceberem seu conhecimento , assim como o conhecimento dos colegas . Isto os transforma! E eu pude ver claramente esta transformação.
Uma das observações que fiz no processo inicial da Arquitetura Pedagógica , foi de que os alunos sentem-se muito inseguros em colocar seus pensamentos e suas ideias sobre um determinado assunto. Ao gerar a pergunta eles buscam a orientação da professora para certificar-se se era adequada ou não , assim como no momento de dar possíveis respostas para a pergunta , a grande maioria dos alunos buscou a confirmação da professora .
Quando buscavam suas confirmações , minha postura era trabalhar neles a auto confiança , pois percebi que neste momento inicial seria preciso , para garantir o andamento das etapas que virão. Desta forma , ao ser perguntada sobre algo , devolvia a pergunta , como no exemplo:
"Sora , né que a água sai da nossa casa por uns canos ?"
Ao que respondi:
"Será que sai por canos ? Por que tu achas isto?"
E a aluna respondeu:
" Porque eu vi arrumarem uns canos na frente da minha casa e eu perguntei pro moço e ele disse que eram os canos que levavam a água da nossa casa."
Com momentos como este , podemos concluir que realmente , ao longo de nossas aulas , deixamos de lado um conhecimento rico que os alunos carregam consigo. Um conhecimento que poderia ser usado em aula - que deveria ser usado em aula- para dar um sentido mais amplo e concreto do ensino aos alunos.
Nunca achei tão adequado citar as palavras de Paulo Freire :
"NÃO É NO SILÊNCIO QUE OS HOMENS SE FAZEM ,MAS NA PALAVRA , NO TRABALHO , NA AÇÃO-REFLEXÃO."

1 comment:

Beatriz said...

Viva!! È bem por ai. A devolução da pergunta com outra pergunta é um caminho interessante. temos só que prestar atenção para esse encadeamento. Chega a hora em que o conhecimento prévio posto á prova precisa então recebr umas indicações de como faze-lo andar para alcançar outro patamar na estrada do conhecimento. Como leitor fiquei curiosa: quem são teus alunos? Idade? Série?
Um abração
Bea