Monday, March 29, 2010

Dificuldades

Na semana que passou , senti muitas dificuldades . Acredito que não somente isto , mas confesso que me decepcionei bastante , por diversas razões.
A primeira delas foi em ver 25 computadores no laboratório de informática , sem poder serem usados , por não estar com a manutenção em dia. Ver um mundo à disposição , rico em informações e atividades motivadoras , sem que meus alunos tenham acesso , me deixou bastante entristecida. Além disto , ter que aglomerar 6 alunos(que disputavam para digitar e buscar informações ) ao redor de um computador , idealizando o direito que cada um tem de ter este acesso, me deixou mais incomodada ainda.
Seguindo a isto , ter que aceitar a "regra" de que professores de área tem preferência ao uso do laboratório de informática , me deixou indignada. A condição é simples: Caso não haja professores de área interessados em usar , os professores de currículo poderão fazê-lo. Ora! Quer dizer que não somos percebidos como professores que podem desenvolver uma atividade construtiva com o auxílio dos computadores?! Pois é isto mesmo! Imagina-se que os professores de currículo não precisam destas ferramentas com seus alunos , que estes não realizam atividades significativas através destes meios. Enquanto a verdade é que os professores de área levam seus alunos para o laboratório de informática e os deixam lá para fazer "pesquisas" , e estes acabam por fazer uma infinidade de coisas ( entre elas depredar os computadores) não relacionadas a construção de conhecimento algum.
É lamentável uma situação como esta! Sinto-me muito chateada com estas dificuldades , principalmente por compreender agora o quão importante é o acesso a estas ferramentas por parte dos alunos e sentir na pele o quanto a escola descaracteriza ou desqualifica este tipo de ferramenta essencial nos tempos atuais para a educação.

2 comments:

Beatriz said...

Magali, notas como agora te dás conta? Pois começa a pensar em alternativas para resolver essa situação. Terás que argumentar com a Direção de que o trabalho com séries iniciais é o MAIS importante pois é ele que abre os primeiros caminhos e instiga para que a curiosidade seja acompnhada de uma atitude investigativa. Argumenta que, para isso, tens o computador e que os trabalhos dos alunos serão um cartão de visitas do laboratório.
Enfim amiga, lutar pelas nossas convicções é o que devemos fazer. Sei que isso vais fazer com qualidade.
Um abração
Bea

Rosane Beltrão said...

Oi Magali!
Passei para dar uma olhadinha no teu blog por conselho da Bea e não poderia deixar de dizer que esta angústia não é só tua, é minha pq também sofro do mesmo destino. Mas é preciso perceber também o quanto mudamos e o quanto crescemos e temos uma outra visão da educação e de nossa prática docente. Vamos lá amiga, não dá é pra desanimar.
Bjs
Rosane