Thursday, April 30, 2009

Construtivismo

Ao nos determos nas questões relacionadas ao desevolvimento da aprendizagem podemos reconhecer a importância do construtivismo .

Usando as palavras de Fernado Becker:
"PIAGET vai mostrar como o homem, logo que nasce, apesar de trazer uma fascinante bagagem hereditária que remonta a milhões de anos de evolução, não consegue emitir a mais simples operação de pensamento ou o mais elementar ato simbólico. Vai mostrar ainda que o meio
social, por mais que sintetize milhares de anos de civilização, não consegue ensinar a esse recém-nascido o mais elementar conhecimento objetivo. Isto é, o sujeito humano é um projeto a ser construído; o objeto é, também, um projeto a ser construído. Sujeito e objeto não têm existência prévia, a priori: eles se constituem mutuamente, na interação. Eles se constroem."

Então o sujeito se constroi assim como o objeto para este , a partir da interação .
Como podemos imaginar a construção da aprendizagem sem partirmos de que ela faz parte do sujeito?!
Esta construção depende da interação entre o sujeito e o objeto. De que forma?

Novamente vou me reportar às palavras de Becker:

"O sujeito age sobre o objeto, assimilando-o: essa ação assimiladora transforma o objeto. O objeto, ao ser assimilado, resiste aos instrumentos de assimilação de que o sujeito dispõe no momento. Por isso, o sujeito reage refazendo esses instrumentos ou construindo novos instrumentos, mais poderosos, com os quais se torna capaz de assimilar, isto é, de transformar objetos cada vez mais complexos. Essas transformações dos instrumentos de assimilação constituem a ação acomodadora. Conhecer é transformar o objeto o transformar a si mesmo. (O processo educacional que nada transforma está negando a si mesmo.) 0
conhecimento não nasce com o indivíduo, nem é dado pelo meio social. 0 sujeito constrói seu conhecimento na interação com o meio tanto físico como social."

Urge que repensemos nossa prática e reconheçamos a construção do conhecimento como um processo que depende da interação e ação do sujeito com o objeto de aprendizagem!



Referência
Becker ,Fernando-O que é construtivismo

Wednesday, April 15, 2009

Nossa ancestralidade!

Este trabalho foi realizado por minha turma de quarta série. Nosso tema gerador era "As raças que compõem o povo gaúcho".
A partir da sugestão da disciplina de 'questões etnico-raciais na educação' foi realizado com eles o mosaico, no entanto , durante duas semanas foi desenvolvido o tema. Entre os assuntos abordados estavam a nossa herança cultural , nossos traços físicos e a colonização do Rio Grande do Sul . Surgiram dúvidas ao longo do trabalho como: Os 'alemães puros' são loiros de pele clara e olhos claros, mas o povo do Brasil puro , como é?
Foi muito produtivo este trabalho , pois possibilitou a compreensão sobre a herança étnico-cultural do povo gaúcho , assim como a exploração da herança etnico-cultural de cada um dos alunos.

Tuesday, April 07, 2009

Um convite

Gostaria de convidá-los a visitar um dossiê que estamos preparando na disciplina de educação de pessoas com necessidades especiais.
É um dossiê sobre a inclusão de alunos com necessidades especiais:

http://inclusaoumdossie.pbwiki.com/

Thursday, April 02, 2009

Aula de educação de pessoas com necessidades especiais

NOSSA!!!!!!!! Minha cabeça veio dando voltas!!!!!
Foram tantas informações e foi tanta a vontade de absorver tudo ,de não perder nem uma letrinha do que a professora Maurem falou , que saí da aula presencial de educação de pessoas com necessidades especiais com minha cabeça a mil!!!!
Quero ler os livros , ler os textos , pesquisar em sites sugeridos , buscar em todas as fontes as informações sobre este assunto.
Esta sede de aprender sobre a realidade das pessoas com necessidades especiais incluidas nas escolas regulares e o que tem se observado ao longo dos anos a respeito da educação inclusiva ,é algo que desperta muito interesse em mim , pois percebo que tenho pouquíssima base.
Penso que esta seria uma disciplina que deveria ter um tempo significativo na graduação de pedagogia , pois os alunos com necessidades especiais chegam às nossas salas e muitas vezes são discriminados por nós , professores ,não porque tenham uma deficiência física , mental ou qual seja , mas principalmente porque escancaram uma deficiência nossa ,a de não sabermos trabalhar com eles.