Wednesday, October 14, 2009

"Cuidado, escola!"

Por vezes me deparo a fazer certas relações que nem sempre fico à vontade em dividir com todos. Esta é uma delas , mas de qualquer forma , vou relatar aqui.
Vemos constantemente a placa "Cuidado, escola!" próximo das escolas. No entanto vou fazer aqui um trocadilho.
Citando um trecho do texto de Iris E.T. Costa e Beatriz C.Magdalena , "Revisando os Projetos de Aprendizagem em tempos de web" : "...os menores são mais receptivos a este tipo de proposta , talvez, justamente porque o tempo de escola deles é menor e a influência da formatação ainda não conseguiu emudecer suas curiosidades."
Difícil constatação esta! Estamos emudecendo nossas crianças e adolescentes , e também , como exemplifica bem o texto "O menininho" de Helen Buckley , retirando sua percepção de mundo e sua criatividade, para torná-los repetidores de modelos pré estabelecidos.
Será que é este caminho mesmo que queremos?
Enfim..."Cuidado, escola!"

2 comments:

Simone said...

Magali muito interessante a tua postagem e a relação que estabeleceste. Fica a questão então: O que os professores precisam fazer para mudar isso?
Aproveito para te parabenizar pelo dia do professor!
Um abraço, Simone - Tutora sede

Daiane Grassi said...

Oi Magali... Realmente muitas questões difíceis ocorrem (em várias áreas: saúde, política, economia...). Mas também tem algumas iniciativas boas acontecendo. O PEAD é uma delas, entre outros programas de formação. Gostei da indagação da Simone... E vou mais a fundo, você! Como você se vê neste processo de colaboração de uma "nova educação" ?! Abração e parabéns pelas reflexões de outubro (e pelo teu dia, atrasadinha ;-) ). Daiane.