Thursday, October 29, 2009

Arquiteturas pedagógicas

Fiz a seleção de alguns trechos do texto Arquiteturas pedagógicas (Carvalho;Nevado;Menezes,2007)os quais achei interessante destacar:

"Conhecimento não está assentado nas certezas , ..., mas sim nasce do movimento , da dúvida, da incerteza , da necessidade dsa busca de novas alternativas, do debate , da troca.

Pedagogia da incerteza-(...)tomando por base as ideias construtivistas de Piaget e a pedagogia da pergunta de Freire , educar para a incerteza implica:
*Educar para a busca de soluções de problemas reais -A incerteza , as contradições , a indeterminação , não são resíduos a serem eliminados , mas elementos constitutivos do processo.
*Educar para transformar informações em conhecimento:Conhecer implica em interpretar , relacionar , comparar informações (...)
Não será suficiente oferecer um ambiente rico em informações , mas sim proporcionar situações que privilegiem a busca de informações e interações significativas para a construção do conhecimento articulado, capaz de romper com os limites disciplinares .
*Educar para a autoria:Permite que o sujeito possa construir e reinventar seus projetos para receber e responder a desafios e manifestar seu mundo interior.
*Educar para a investigação:Uma educação para a incerteza deverá apoiar a atitude investigativa , permitindo que os sujeitos realizem experimentações , simulações em busca de soluções para as questões significativas do seu ponto de vista.
*Educar para a autonomia e a cooperação:Palavra ou ação própria . As situações de aprendizagem buscarão ativar a discussão de pontos de vista divergentes.

As Arquiteturas pressupõem aprendizes protagonistas.
(...)compreende o lançamento de problemas e formulações a partir de certezas provisórias e dúvidads temporárias.
(...)selecionar uma curiosidade , (...), denomina-se Questão de Investigação.
(...)inventário de conhecimentos (...) sobre a questão(...) pode ser classificado em dúvidas e certezas.

Não há como mobilizar pensamentos e ações que inexistam no sujeito.
O objetivo é envolver o estudante e criar expectativas quanto à realização de algo e a solução de um problema.
Três questões que devem ser satisfeitas pelo professor:(1)O que o estud ante deve saber para resolver o problema.(2)Ele pode realizar por si ou precisará de um especialista.(3) O que o estudante deve considerar.

Para cada pergunta deve se indexar situações que ajudem o estudante a iniciar e prosseguir com o problema de modo autônomo.

O texto na íntegra pode ser encontrado no link:
http://peadalvorada7.pbworks.com/f/Arquiteturas_Pedagogicas.pdf

1 comment:

Simone said...

Olá Magali!
Apontas idéias bem interessantes do texto sobre as arquiteturas pedagógicas. Mas quem sabe tentas trazer alguma prática para associar com essa teoria ou alguma reflexão tua?
Já estamos no mês de novembro e nos aproximando do final do semestre. Continua fazendo pelo menos uma postagem significativa por semana aqui no teu blog, procurando integrar a teoria, reflexões e a tua prática.
Um abraço, Simone - Tutora sede