Friday, October 02, 2009

Aprendizagem, Língua , Linguagem, Alfabetização e EJA

"Outra semelhança entre as línguas é que os usuários de qualquer língua podem expressar seus pensamentos diferentemente por isso uma pessoa que fala uma determinada língua utiliza-a de acordo com o contexto: o modo de se falar com um amigo não é igual ao de se falar com uma pessoa estranha. Isso é o que se chama de registro do usuário de uma língua. Quando se aprende uma língua está aprendendo também a utilizá-la a partir do contexto.
Outra semelhança também é que todas as línguas possuem diferenças quanto ao seu uso em relação à região, ao grupo social, à faixa etária e ao sexo. O ensino oficial de uma língua sempre trabalha com a norma culta, a norma padrão, que é utilizada na forma escrita e falada e sempre toma alguma região e um grupo social hegemônicos como padrão.
Ao se atribuir às línguas de sinais o status de língua é porque elas, embora sendo de modalidade diferente, possuem também estas características em relação às diferenças regionais, diferenças sócio-culturais, entre outras, e em relação às suas estruturas que também são compostas pelos níveis mencionados acima."
Este trecho foi retirado do texto " A língua de sinais e as comunidades surdas " que está no seguinte link da Faders "http://www.feneis.org.br/arquivos/As%20Línguas%20de%20Sinais%20e%20as%20Comunidades%20Surdas.doc "
Quando iniciamos a aprendizagem de uma nova língua podemos nos colocar na posição de nossos alunos , assim como compreender as dificuldades pelas quais eles passam.
Acredito que , para um educador , é importante compreender esta complexidade , e lembrar sempre dela.Tanto quando pensamos em alunos surdos , que já possuem o conhecimento de sua língua ,Libras , quanto para alunos do primeiro ano do ensino fundamental , que tem o domínio de sua língua falada , quanto para alunos de EJA , que também possuem o domínio da língua falada, porém não estão alfabetizados , no que se refere a língua portuguesa escrita .
Nos colocarmos na realidade de cada aluno que poderemos vir a ter é chegar mais perto da compreensão das dificuldades que poderão surgir. Ao refletirmos sobre isto, penso estarmos mais próximos de uma alfabetização baseada na realidade cultural destes alunos , o que a torna mais eficiente e efetiva.

No comments: