Wednesday, October 01, 2008

Ainda sobre aprendizado...

Lendo uma publicação no site Scielo , sobre aprendizagem na vida adulta , encontrei um trecho transcrito logo abaixo , que me causou um certo "momento de reflexão":


"...Sendo assim, trata-se de um movimento de internalização a partir da ação que conduz, segundo as palavras de Piaget (1974):
ao plano de ação refletida, a uma consciência dos problemas a resolver e de lá, aos meios cognitivos (e não mais materiais) empregados para resolvê-los. É o que notamos várias vezes quando perguntamos à criança como ela veio a descobrir este ou aquele procedimento: enquanto os mais novos se limitam a contar suas ações sucessivas e mesmo no início a reproduzir com gestos e sem palavras, elas usam, em seguida, expressões tais como "eu vi que ... eu me disse que... eu tive a idéia de...


...Seguindo o raciocínio de Piaget (1974), Fávero (2000, 2001) defende que é preciso ter em conta que a tomada de consciência dos objetivos, dos meios e de suas relações diz respeito às regulações ativas que comportam as escolhas intencionais. "

Então...quando solucionamos uma situação-problema ou encontramos a saída para aquela questão que nos incomodava, estamos criando em nossa rede de conexões, um novo caminho.
Este aprendizado se conduziu a partir de experiências e vivências anteriores que motivaram a escolha dos meios a que seguimos, os quais serviram de suporte para o aprendizado que se efetivou a partir da construção da resolução.

No comments: