Thursday, September 25, 2008

A educação no Brasil



Se tomarmos por base o calendário cristão , que alcança hoje 2008 anos, ou a chegada de Cabral ao Brasil , que conta 508 anos, ainda assim somos um povo jovem , a contar que nossos antecessores no planeta , os dinossauros, que viveram aqui há bilhões de anos.

Mas focando no período em que a cultura européia chegou a região onde hoje é o Brasil, podemos nos deter na evolução da educação enquanto instituição. Ela tem como seu marco inicial a chegada do padres jesuítas espanhóis que tinham como objetivo transmitir a cultura e religião aos índios.

A partir daí a educação foi percorrendo um longo caminho , passando pelo interesse da elite portuguesa em manter a estratificação social , pela evolução industrial de 30 que necessitava de mão de obra para produções nas indústrias recém criadas, chegando em 1932 ao Manifesto dos pioneiros da Educação Nova. Então iniciou a construção da primeira Lei de Diretrizes e Bases da Educação Brasielira que, no ano de 1946, deu à educação em nosso país , diretrizes específicas , voltando-se para garantir direitos a todos relacionados a ela . De lá para cá houve atualizações , modificações , complementações , contudo , ainda estamos em uma caminhada , agora dirigindo os debates para permitir à educação pública , a mesma distinção e qualidade da educação particular em nosso país.

Como já citei , é uma longa caminhada a que percorremos, até mesmo porque são muitos interesses que ainda existem sob todas as discuções que envolvem a educação. Porém há uma mudança crescente de conceitos e prioridades. Os debates que surgem são da sociedade como um todo , e não apenas de políticos ou intelectuais , ou membros de uma classe profissional . Mais do que nunca o país percebe que não há como transformar-se , evoluir , ascender no Ranking rumo a classificação de 'país desenvolvido' sem um povo com educação digna e igualitária.

Por este caminho seguiremos , e não muito longe , tenho certeza , haverá esta transformação efetiva em nosso país.

1 comment:

ROSAURA KARST said...

Oi
Magali
É isto que espero também que a educação esteja em primeiro lugar no Ranking das propostas dos nossos políticos, pois se continuarmos assim vai ter um grande retrocesso cultural.
Beijos