Monday, July 30, 2007

Pára o trem....

Sabe quando queremos que pare o trem para descermos?!Pois é , estou querendo que ele pare!
Ando sentindo uma certa frustação com relação as minhas espectativas do PEAD.
Começamos muuuuuito bem! Fomos muuuuito bem no primeiro semestre e até a metade deste. No entanto , agora está tudo muuuuito confuso! Parece que toda aquela sintonia , aquelas trocas , as discuções construtivas e instrutivas dos fóruns se foram , se esvaíram... Parece não haver mais prazer , em meio a esta correria em função de prazos, de tantas atividades ao mesmo tempo, em que nos encontramos.
Estava me questionando com relação a isto , ao mesmo tempo em que fazia um comparativo com relação a minha prática enquanto educadora:
o que é importante, quando o aluno faz a atividade , ou a qualidade da atividade? Várias atividades em um curto espaço de tempo , onde o professor recebe e devolve corrigida, ou uma atividade produzida de forma colaborativa entre a professora e o aluno; uma atividade onde o aluno faça , reflita, troque idéia com a professora , retome a mesma e a complemente com sua compreensão à respeito ? Eu , enquanto professora , um a um de meus 28 alunos , procuro estar informada ao longo do tempo em que solicito que realizem a atividade e vou contribuindo com suas produções , dando sugestões do que poderia pesquisar , acompanhando passo a passo a produção de cada um. E enquanto aluna, como sou acompanhada? Por uma tabela , por comentários ( quando há) em meu webfólio após eu postar a atividade, em cobranças por e-mail de prazos .
Onde estão todos que acompanhavam no início nossa caminhada? Estão também correndo atrás dos prazos?
E os colegas? Lendo e relendo as atividades para compreendê-las ? Fazendo atividades que da noite para o dia deixam de ser solicitadas? Abrindo os e-mails para ver a data da aula presencial ?Abrindo o roda para ver a nova atividade para postar até o dia tal? Correndo atrás dos textos para levar para a prova?
Enfim , estou sentindo tudo muito confuso e atrapalhado(também atropelado). Confesso que estou cumprindo os prazos , mas estou decepcionada , pois não sinto o prazer que sentia ao produzir minhas atividades. Estou fazendo , apenas isto , pois sinto que é isto que está sendo avaliado no momento: O prazo. E são tantas atividades complexas, de reflexão , pesquisa, para um tempo tão curto , que realmente não conseguiria fazer algo de qualidade em tão pouco PRAZO.
Sinceramente , estou com muito medo que seja assim daqui para frente , que tenhamos deixado para trás aquele ritmo prazeroso em que vínhamos!
Somente isto!


Tuesday, July 17, 2007

Complementando

Complementando o assunto da postagem anterior , relacionando ao comentário da Bea e ao meu comentário no fórum " memórias ", somos nós mesmos , professores, responsáveis pelo futuro de muitas destas crianças .
Somos peça fundamental neste processo social pelo qual podemos colaborar com seu avanço ou seu retrocesso.
Porém ainda falta muito para que haja uma real concientização dos professores da sua responsabilidade com o futuro de cada aluno que por ele passa.

Monday, July 09, 2007

Sobre o texto

Hoje , olhando as notícias de São Paulo , observei duas coincidências entre alguns assassinatos ocorridos:Os dois foram cometidos por adolescentes e nos dois casos os filhos das pessoas assassinadas assistiram aos assassinatos. Em um dos casos o menino de 7 anos que estava no banco de trás do carro , viu a mãe ser assassinada pelos ladões com um tiro e o pai , que foi tentar tirá-lo do carro também ser baleado e cair por cima dele. Noutro caso o menino de 10 anos viu o pai levar um tiro de um menor de 17 anos que pouco antes havia lhe roubado a máquina fotográfica .
Ao ver estas notícias pensei no texto que a professora Susana nos disponibilizou, 'crianças-frankstein' . As crianças e os adolescentes com que trabalhamos e nos relacionamos em nosso dia-a-dia , são como dito no texto. Estas conhecemos bem ...são os frutos de uma época em nossa sociedade de consumismo absoluto , de trabalho , vida social , problemas , de tudo , menos de atenção às crianças e adolescentes.
Mas a minha reflexão me levou mais longe.....E estas crianças e adolescentes que estão 'vindo', que estão vivenciando esta sociedade cruel e violenta que está lhes tirando a possibilidade de crescer convivendo com seus pais,com sua família????? Como eles serão??????
Me atrevo a dizer que está chegando a era das "CRIANÇAS-BATMAN", que perderam seus pais diante de seus olhos! Porém , será que como o Batman, serão benfeitores sociais , ou adultos revoltados , também cruéis e violentos como seus algozes?
Infelizmente só o futuro nos dará a resposta , e , mesmo que não queiramos ou não tenhamos consciência, estamos pagando para ver!

Saturday, July 07, 2007

Só pra dizer "Oi!"

Hoje é sábado , 07 de julho de 2007. Estou aqui , tentando fazer o trabalho da maquinaria escolar e curtindo este dia magnífico de friozinho e chuva.Como é gostoso poder estar em casa , tranquila , só curtindo esta chuvinha , tomando café e teclando!!!! Amanhã já terei que ir à escola , pois me inscrevi para ser fiscal de um concurso que terá, e não poderei ficar curtindo este clima de inverno , tão aconchegante, em casa!
Mas como disse , vou continuar meus deveres, tentando fazer o trabalho da maquinaria(tentando pq não abre de jeito nenhum este bendito livro com o hipertexto). Mas não vou me extressar...Vou tentar , e se não der , tento outra hora!

Hoje estou bem 'Zen'......Acho que é efeito do dia assim....