Monday, July 09, 2007

Sobre o texto

Hoje , olhando as notícias de São Paulo , observei duas coincidências entre alguns assassinatos ocorridos:Os dois foram cometidos por adolescentes e nos dois casos os filhos das pessoas assassinadas assistiram aos assassinatos. Em um dos casos o menino de 7 anos que estava no banco de trás do carro , viu a mãe ser assassinada pelos ladões com um tiro e o pai , que foi tentar tirá-lo do carro também ser baleado e cair por cima dele. Noutro caso o menino de 10 anos viu o pai levar um tiro de um menor de 17 anos que pouco antes havia lhe roubado a máquina fotográfica .
Ao ver estas notícias pensei no texto que a professora Susana nos disponibilizou, 'crianças-frankstein' . As crianças e os adolescentes com que trabalhamos e nos relacionamos em nosso dia-a-dia , são como dito no texto. Estas conhecemos bem ...são os frutos de uma época em nossa sociedade de consumismo absoluto , de trabalho , vida social , problemas , de tudo , menos de atenção às crianças e adolescentes.
Mas a minha reflexão me levou mais longe.....E estas crianças e adolescentes que estão 'vindo', que estão vivenciando esta sociedade cruel e violenta que está lhes tirando a possibilidade de crescer convivendo com seus pais,com sua família????? Como eles serão??????
Me atrevo a dizer que está chegando a era das "CRIANÇAS-BATMAN", que perderam seus pais diante de seus olhos! Porém , será que como o Batman, serão benfeitores sociais , ou adultos revoltados , também cruéis e violentos como seus algozes?
Infelizmente só o futuro nos dará a resposta , e , mesmo que não queiramos ou não tenhamos consciência, estamos pagando para ver!

4 comments:

Luciene Sobotyk said...

"Pesado" Magali,mas necessário...preciso pensar mais sobre isso.logo volto prá deixar um comentário consistente.beijos,Luciene

Beatriz said...
This comment has been removed by the author.
Beatriz said...

OI Magali querida, se seguirmos a tua criativa comparação, sabemos bem o que serão os adultos Batman!! Que responsabilidade a da escola não? Digo isso, porque todos dizem que a educação salva o povo!! Mas que educação? Mas que povo? Mas que dirigentes?
Um abração
Bea

biapedag.blogspot.com said...

Magali, Beijos e muito carinho neste dia 20!