Monday, May 28, 2007

Conquistas



VENCI!!!!!!

Assim me sinto! Como uma vencedora a cada passo que dou e obtenho sucesso! São coisas pequenas , que muitos tiram de letra , mas mesmo assim , pra mim , significam muito. Vibro e meu coração chega a palpitar quando consigo realizar algo em que tinha dificuldade.

Estava a alguns dias penando pra conseguir fazer o gráfico explicativo da distribuição dos bairros dos meus alunos , e anexá-lo no wiki.A Iris tentava me dar uma luz , mas em uma coisa acertava e faltava fazer mais duas... Tentava e sempre dava algo errado. Primeiro não aparecia os dados , depois não aperecia o gráfico , depois não conseguia salvá-lo pra enviar ao wiki...e assim foi por dias ...

Mas hoje , finalmente , Consegui!!!! Está lá publicado bem bonitinho!!!!

Se quiserem conferir , visitem meu wiki, está na página : "alunos"

http://observandoasaladeaula.pbwiki.com/

Se quiserem , deixem seu comentário . Vou gostar muito de saber a opinião de todos que por lá passarem.

Sobre nossa presencial de psicologia


No dia 24/05 , quinta -feira , tivemos mais uma aula presencial de psicologia. Seria uma aula normal de um curso de graduação em pedagogia da disciplina de psicologia. Porém , nunca é, pois temos a maravilhosa professora Luciane Corte Real para ministrá-la , com suas fiéis escudeiras Maura e Fernanda!!!!!

Brincadeiras à parte, quero deixar registrada aqui minha satisfação em ter profissionais tão bem qualificadas quanto a professora e as tuturas para interagir. Percebo que o crescimento que tenho apresentado é em grande parte devido ao estímulo e apoio que tenho recebido deste grupo de profissionais que estão sempre apostos para nos fazer refletir , repensar , recriar nossas produções ,sempre valorizando cada pequeno avanço que apresentamos nesta caminhada.

Monday, May 21, 2007

Sobre pessoas especiais!!!

Como é bom estarmos juntos!
Como é bom podermos conhecer as pessoas!
Como é bom saber que podemos contar com pessoas que propõem ajuda,
sem que precisemos pedir.
Como é bom saber que existem pessoas que fazem mais ,
muito mais do que o básico pelo bem dos outros.

Como é bom saber que existem pessoas que nos fazem crer
que podemos ainda viver em um mundo melhor
Como é bom saber que existem pessoas que são mais do que simples pessoas...
que são pessoas especiais !

Estas pessoas estão muito mais próximas de nós do que podemos imaginar. Mas o que acontece é que não procuramos nos conhecer , além do que é o convívio necessário imposto pelas relações indiretas , como colegas de trabalho , ou de aula , ou mesmo aquele vizinho que damos um 'bom dia ' com sorriso amarelo quando encontramos pelo corredor.Ficamos limitados ao necessário! E quanto perdemos por isto!
A prova é o encontro que tivemos , eu , a Bia Guterres(minha colega do pead) , o (marido da bia ) , o Derek (meu filho) e a Lahika(minha cachorrinha).
Foi no sábado, 12/05. A visita foi motivada por dois motivos: O dar uma olhada no meu pc , pois ele tentou me ajudar pelo skype , como não deu ficou muito preocupado e não sossegou enquanto não veio pra tentar resolver in loco; o outro motivo era eu apresentar pra eles a cachorrinha que adotei do 'bicho de rua'( a Bia , pra quem não sabe , tem uma casa alugada onde ela e o cuidam , alimentam e dão amor e carinho à cães abandonados).
Eu já tinha uma idéia do quanto este casal eram pessoas 'diferentes' das que normalmente encontramos por aí , pois o fato de , não tendo carro , carregarem sacos de ração quase que diariamente , levando uma hora e meia pra chegar até a casa dos cães, levá-los ao veterinário , dar medicação e tratamento, já os torna especiais , pois estão fazendo algo que muitos poderiam fazer , com muito mais recursos e não o fazem .E eles , apesar do sacrifício, fazem com muito amor e dedicação.Além disto , a disposição deles em vir até minha casa , em um sábado pela manhã, pra me ajudar com o computador , confirma o quanto eles são diferentes , principalmente porque não foi necessário eu pedir a ajuda , a proposta de ajudar partiu da Bia e do Lú , e isto é o que os torna especiais ...
Mas verdadeiramente , a diferença é que eles não fazem o bem somente aos animais ,aos colegas , ou mesmo à conhecidos...
Pois saibam que eles sairam da minha casa naquele sábado e não foram para um parque passear , ou pra casa descansar , ou visitar seus familiares.Ela com algumas sacolas com brinquedos e livrinhos , ele com o violão, foram passar a tarde "animando" a criançada que está no hospital de clínicas, contando histórias , brincando e cantando pra eles!
Quis fazer este relato pra que vocês percebam que bem próximo de nós estão pessoas especiais, maravilhosas, só precisamos nos dar oportunidade pra conhecê-las e aprender com elas!

Atualizando!!!!

Pois é , um pouco atrasada , mas em virtude das provas trimestrais estive um tanto quanto ocupada!

Quero registrar aqui o quanto achei interessante e construtiva a aula presencial de psicologia 1 , no dia 09/05.

São trocas como as que foram feitas que nos fazem crescer , acrescentam algo realmente em nossa construção do saber. E como é importante aprendermos enquanto educadoras! Este conhecimento que estamos adquirindo nestas aulas fazem com que estejamos embasadas em teorias que podem contribuir para a compreensão de nossas atitudes e nossas posturas , assim como compreender as atitudes de nossos alunos.

Para mim é como se estivesse abrindo os olhos para ver com uma amplitude muito maior do que poderia imaginar!

Monday, May 07, 2007

seminário integrador de 02/05


Como é importante utilizarmos de imagens para representar determinados assuntos!

Às vezes esquecemos o quanto as imagens podem traduzir emoções ou causar emoções!!!!!

Refleti após o encontro de 02/05, do seminário integrador , sobre como este é realmente um recurso inesgotável que pode nos auxiliar em nossas aulas. Estou usando muito mais o recurso visual, pois com ele podemos fazer emergir muito mais sentimentos em nossos alunos , fazer com que eles relacionem de forma muito mais pessoal o tema proposto à sua realidade , sem dirigir , deixando que eles expressem suas emoções a partir de sentimentos que carregam em si.