Tuesday, October 23, 2007

Sobre aprendizado

Agora me lembro daquele início , lá em 2006...

Começamos trilhando um caminho. O primeiro passo foi o vestibular! Quanta incerteza , quanto medo de não ser capaz de conseguir esta aprovação. Mas a certeza logo de lugar ao grito abafado de "EU CONSEGUIIIIIIIIIIIIIII !!!!!!!!!
Novas pedrinhas surgiram no caminho...será que serei capaz ??? O caminho parecia tão difícil de trilhar para alguém que já não é adolescente , alguém que tem aulas a preparar diariamente,casa,marido, filho. Será que conseguirei corresponder ao compromisso que estou assumindo com o comprometimento necessário?
Muito foi dito a respeito de como seria este caminho.Insegurança , medo , angústia, confusão...Todos sentimentos se misturavam.

Pouco a pouco fomos adquirindo confiança , acreditando que éramos capaz de fazer , aprender , e nossos passos foram ficando mais firmes . A cada leitura solicitada , via que era capaz de dispor do tempo necessário para ler calmamente , refletir e fazer minhas produções. Muitas vezes o tempo corria. As horas paraciam pular de três em três ,mas o prazer de ler e aprender com o que lia fazia com que o cansaço desaparecesse. As produções foram se enriquecendo cada vez mais . Foram tomando corpo , consistência e os argumentos foram ficando pautados em teorias aprendidas nos textos lidos.
Nossos trabalhos começaram tímidos:postagens no blog , edições no wiki , publicações no webfólio, e foram se afirmando como pensamentos , aprendizados definitivos e significativos. Todos os complementos solicitados , os comentários feitos pelos professores , tutores , colegas , nos auxiliavam no crescimento, colocando mais brilho ao nosso caminho


Um ano se passou daquele início de caminhada.A cada dia assentamos um novo tijolo em nossa construção , e pisamos com maior firmeza em nosso caminho.

Todas nossas produções , individuais ou coletivas , apresentam nosso desenvolvimento , nossa capacidade de alcançar os objetivos apresentados lá naquele comecinho.

Certamente , como pessoas , profissionais , colegas , estamos em crescimento , contínuo e ascendente. Ainda haverá muitos desafios , mas nosso caminho não tem mais pedras cinzentas, como no início. Agora ele tem lindas pedrinhas amarelas , a indicar que nosso caminho é longo , mais muito produtivo e gratificante .

2 comments:

Beatriz said...

Magali querida, a tua reflexão está linda e verdadeira!! Mas, podemos ve-la como um lindo discurso. Posso te desafiar? Faz uma nova postagem onde essa fala reflexiva seja recheada de evidências e de argumentos. Ex? "Pouco a pouco fomos adquirindo confiança". Como? Quais os fatos que aumentaram a tua confiança? Por que foi pouco a pouco?
E então? Aceitas o desafio? É só me avisar qdo tiveres terminado.
Um abração
Bea
Ah!! Nós demoramos mas sempre chegamos!!

Beatriz said...

Muito melhor!! Pegastes o espírito!! Busca perseguir, nas próximas postagens , um maior nível de concretude tanto das ações e expressões resultantes delas, contando em detalhes, como da cadeia de pensamentos que vais organizando ( a tua teoria)em função das tuas práticas aqui no curso, na escola e na vida.
Um abração
Bea
Ah!! Demoramos mas como chegamos não?