Tuesday, September 26, 2006

Atividade 2-Escola Cultura e Sociedade




Iniciando meu tour pelos links apresentados,primeiro dei uma olhada rápida em todos eles durante o domingo e a segunda.Então hoje iniciei a atividade escrita.Fui a todos os links,fiz meus comentários em cada um,li os textos apresentados e refleti sobre eles para fazer minhas sínteses:
http://www.ufrgs.br/tramse/tridi/ :Neste link comentei dois textos,Contribuição da cultura moura na formação do Brasil e Exclusão x inclusão .Achei interessante ele ser um espaço de postagem de trabalhos relacionados às disciplinas que estão sendo relacionados com a realidade, o momento atual,com reportagens,músicas,depoimentos atuais.No local"como postar"encontrei alguns relatos de projetos porém acho que poderiam ter sido mais detalhados.Dão apenas uma idéia de qual foi o tema do projeto,mas não descreve sua evolução.
http://www.gutierrez.pro.br/ Na página da professora Sú,pude conhecê-la um pouco e ver seu projetos com nossas tutoras e com seus alunos do CMPA.No link textos da página achei muito interessante o texto " Weblogs e educação:contribuição para a construção de uma teoria " da própria Suzana gutierrez.Com ele pude conhecer um pouco da história dos blogs(ou weblogs) e observar seu crescimento:
1997 eram 5 mil
2002 pularam para meio milhão
2003 já estavam em 1 milhão e meio e com estimativa de duplicação para os anos seguintes.
Neste texto também foi abordada a característica pessoal do blog,que é um espaço de registros pessoais com abertura para um universo muito amplo.Pelo que li ,o enfoque principal deste texto é a relação entre as teorias de alguns autores sobre a educação , fazendo uma relação com o ensino da informática,o uso dos computadores e suas possibilidades.Concordo com a relação feita pois, crendo no conceito de que o ensino se dá a partir da experimentação,da tentativa,do ritmo próprio de aprendizado,com o uso da informática observamos concretamente isto,pois o aprendizado "no teclado" ocorre exatamente assim.Vamos tentando ,vamos abrindo uma janela,clicando,teclando e assim estamos aprendendo.Esta relação feita entre o ensino de sala de aula e do ensino no laboratório de informática é muito coerente,pois se observarmos nosso aluno e tivermos a postura de professores orientadores,veremos que o aprendizado realizado atravéz da experimentação ,com respeito ao ritmo de cada aluno,é muito mais natural,e,sem dúvida permanente.Gostaria ainda de deixar aqui uma citação do texto que achei especial:"construir conhecimento implica num movimento de auto-organização da própria cognição."(Prigogine,1996).Para mim ele diz que no momento em que o educando consegue organizar-se ,com uma metodologia própria para o aprender,cada detalhe que lhe for percebido será como uma construção,um tijolinho a mais em uma sólida estrutura.
http://vamosblogarbr.blogspot.com/ :Aqui eu encontrei,no detalhe dos recados,algo que amei! Aqueles bilhetinhos eu achei sensacionais.Gostei mesmo de criar meu bilhetinho .Vou voltar sempre lá para criar novos(aí está a prova de quando o aprendizado é com as próprias pernas,de um jeito lúdico é muito mais interessante e agradável).
http://paginas.terra.com.br/educacao/Gutierrez/blogs/zapt/ :No blog deste projeto encontrei um texto que me encantou e me fez lembrar de um show que vi na MTV na minha adolescência,do Pink Floyd,chamado The Wall.Em uma cena que ficou gravada em minha memória(que não é lá assim tão boa...),várias crianças entram numa máquina vestidas cada uma a sua maneira e saem dela adolescentes todos com rostos e roupas iguais.Isto me marcou na época e até hoje vejo isto em algumas escolas,esta vontade de produzir seres iguais,sem individualidades,sem serem pessoas,mas sim grupos de iguais.Este texto do blog tem o mesmo tema:prisão,fata de liberdade,de direitos,de desejos .Trancá-los para que não voem,por vezes é mais fácil do que permitir que cada um a seu tempo faça suas tentativas,não carregá-los pela mão,estar ali para segurá-los quando precisarem exige muito mais de nós,mas sem dúvida,a gratificação de vê-los voar é a melhor forma de recompensa pelo esforço.

Gaiolas e Asas
Rubens Alves
"Aforismos são visões: fazem ver, sem explicar.Pois ontem, de repente, esse aforimo me atacou:Ha escolas que são gaiolas. Há escolas que são asas.Escolas que são gaiolas existem para os pássaros desaprendam a arte do vôo.Pássaros engaiolados são pássaros sob controle.Engaiolados, seu dono pode levá-los para onde quiser.Pássaros engaiolados sempre têm um dono.Deixam de ser pássaros.Porque a essência dos pássaros é o vôo.Escolas que são asas não amam pássaros engaiolados.O que elas amam são os pássaros em vôo.Existem para dar aos pássaros coragem para voar.Ensinar o vôo, isso elas não podem fazer,porque o vôo já nasce dentro dos pássaros.O vôo não pode ser ensinado.Só pode ser encorajado."
http://vidadeprofesor.blogia.com/ :Perdoem-me pela franqueza,mas não achei nem um pouco interessante este blog.Talvez pela espectativa que tive quando vi o site e a decepção por não ter sido como eu esperava,não gostei.Pode ser também porque era em espanhol,não sei,mas não achei nada que me chamasse a atenção nele.
http://www.sergioflima.pro.br/blog/blogs/index.php/sergio_blog : O blog do professor Sérgio gostei porque ele fala com uma linguagem bem popular.Fiz um comentário para ele sobre o trecho que ele descreveu.Não sei se ele será um de nossos professores,pois nada a isto se refere no blog,ou qual a relação dele com nosso curso,mas valeu pela reflexão ao tema que ele levantou.
http://quemfaz.blogspot.com/ :O blog das profes Iris e Bea já havia visitado.Deixei lá meu comentário sobre os projetos com o auxílio da informática,como auxiliar nas pesquisas ou como foco de trabalho.
http://proavirtualrs.pbwiki.com/ :Gostei muito de ver estes projetos,principalmente porque dá o exemplo de projeto,suas palavras-chave,sua organização,de uma maneira bem clara com o andamento do mesmo.Ele complementou o que ficou a desejar no "tridisciplina".
Atividade concluída em 26 de setembro de 2006.

Sobre Saramago

Colegas!
Gostaria de deixar aqui minha sugestão de leitura.Estou lendo "A caverna",do Saramago.Aconselho vocês a lerem este livro.Estou gostando muito,é envolvente e gostosa a leitura.
Um abraço

Monday, September 25, 2006

Atividade 1-Interdisciplinas;Escola,cultura e sociedade e Escola,PPP e currículo

Como é difícil falar sobre nossos desejos,nossos medos,nossas ousadias...Mas começando por quem sou eu,digo-lhes que sou uma professora formada pelo magistério , concluído em 1988,portanto ,à quase 20 anos.Sou casada à 16 anos,tenho um filho de 11 anos.Moro e trabalho em Porto Alegre , onde nasci,mas já morei em Gramado,Canela,Pelotas e balneário Pinhal.
Eu hoje vivencio o ser professora como um presente de Deus.Agradeço muito por poder estar exercendo esta profissão a qual sempre tive muito orgulho.Ao longo de minha vida trabalhei não só como professora.Tive experiências em diversas atividades ,mas sempre pensava:ainda voltarei ao magistério,e,quando voltar será em definitivo.E assim foi que,fiz o concurso para o magistério estadual em 2001.Passei , fiquei super feliz e esperei anciosa que me chamassem.Os anos foram passando e não era chamada.Então pensei:Não é para ser.Mudei totalmente de área novamente e fiz um curso técnico e começei a trabalhar em outra profissão.Quando em janeiro de 2006 recebi a notícia de que estavam me chamando para assumir daquela concurso de 2001.
Quanto aos medos,tive muitos,pois havia me afastado totalmente de tudo que dizia respeito a educação,e,quando vi que estava prestes a assumir uma turma novamente tive muito medo.Porém aí está a ousadia:o medo me fez voltar a mil!Comecei em janeiro mesmo a pesquisar na internet.Reli livros que tinha , fui fazendo meus materiais atualizados sobre como está a educação atualmente.Acredito que cresci em meus conceitos,pois sempre gostei de estar bem preparada para enfrentar os desafios que a vida me coloca e sei que cada coisa vem em seu tempo certo.Por isto tenho certeza que ,quando reiniciei era no momento certo e me preparei bastante para retornar,mesmo sendo pouco tempo.Agora com o curso,percebo o quanto ainda é longo este meu caminho na educação , estou cheia de projetos : seguir estudando muito,ampliar minha área de atuação na educação,me preparar para o futuro da educação,pois acredito que em breve muitas mudanças ocorrerão em nossa área e quero estar preparada para elas e para os novos desafios que com elas virão.
Sobre os assuntos que quero dialogar são tantos...mas um dos que acho mais importante é "como vamos preparar nossos alunos para a vida fora da escola?"Acho que atualmente não preparamos nossos alunos para o futuro,para seu convívio na sociedade,para o mercado de trabalho.E este é um desafio:pensar,estudar,refletir,concluir e agir para incluir nossos alunos de escolas estaduais e municipais dentro de uma sociedade real, cada vez mais complexa e competitiva.Dentro de uma concepção real de sociedade ,e não esta idéia maquiada de sociedade a qual estamos acostumadas a trabalhar.

Thursday, September 21, 2006

Sobre nossas novas atividades

Olá pessoal!

Sei que não é sou meu o sentimento de satisfação por estarmos neste curso, crescendo juntos e alimentando esta nossa vocação inata(pois se não o fosse ,não estaríamos ainda aqui , visto que por salários não o é com certeza).Nesta nossa caminhada , hoje demos mais um passo ,e começo a visualizar o quanto , ao final dela, seremos muito maiores que estes que agora a iniciam.Observei ,neste início de novas interdisciplinas , o quanto todos nós temos em comum: Esta ância de conhecimentos , esta sede do saber , esta vontade de se superar , apesar de todas dificuldades.Com isto , fico cada vez mais orgulhosa de poder dizer que sou professora , pois vejo o quanto somos lutadoras :por um ensino de qualidade , por qualificação , por um tratamento mais digno a uma classe que tanto tem sido desmoralizada , pelos governantes e até mesmo pela sociedade , que não lhe dá o devido reconhecimento.
Tenho certeza que estamos fazendo nossa parte para mudar este quadro e as mudanças , que por ventura vierem a ocorrer, sem dúvida terão um pouquinho de nosso esforço.
Um beijo e até...

Tuesday, September 19, 2006

Sobre nós

Conhecer as próprias emoções. Autoconsciência - reconhecer um sentimento quando ele ocorre - é a pedra de toque da inteligência emocional.
Daniel Goleman

Monday, September 18, 2006

Friday, September 15, 2006

Reflexão

Quero deixar aqui minha reflexão sobre o que vemos todos os dias no horário político...
Os candidatos têm dito que vão melhorar a educação,vão equipar as escolas com equipamentos e materiais didáticos , vão remunerar melhor os professores,enfim ,estão olhando para a área da educação como algo que precisa somente ser "melhorada" por dentro.
É claro que concordo com tudo isto:precisamos de equipamentos , materiais didáticos , melhores salários (quer dizer , pelo menos de um salário digno,porque o atual é uma vergonha),e muitas outras coisas mais , mas ,e nossos alunos com suas famílias? Mas e o futuro a longo prazo?
Nenhum candidato fala da realidade de nossos alunos , de como precisamos , enquanto escola , atualizar a IDÉIA DE ESCOLA. Nenhum candidato demonstra estar pensando em reformular a proposta de escola.De fazer da escola um espaço da comunidade ,de ampliar a escola em estrutura física , de pessoal , de convívio da comunidade escolar , de uso para prática de esportes , encontros para debate....,enfim , de fazer da escola um local de encontro entre todos que dela fazem parte.
Estamos fazendo um trabalho no roda sobre o PPP, e como disse no trabalho , acho que houve um grande avanço com sua criação , convidando os pais para irem para dentro da escola pensar sobre ela,porém este deveria ser um começo.
Nós como professores devemos procurar trazer mais os pais para perto de nós , trazê-los para vivenciarem nosso dia-a-dia com seus filhos , fazer verem o quanto é complexo e importante nosso trabalho.Talvez sejamos culpados por este afastamento.Aos poucos fomos nos fechando , em virtude de descontentamentos e dificuldades que fomos tendo ao longo dos anos,mas isto tem que mudar.
Temos que mudar a cara da escola, para os alunos , pais e a comunidade em geral.Temos que convocá-los a participar conosco da escola , para juntos mudá-la.Mudar a idéia de que pais na escola é sinal de problema .Pensar que pais na escola é sinal de trabalho em conjunto , união.
Tenho certeza que se tivéssemos esta união com pais e sociedade eles teriam outra idéia de nós quando houvesse greve , não seríamos chamados de irresponsáveis ou vistos com o descrédito com que somos vistos nestes casos.
Unindo forças é a única forma de mudarmos o conceito de escola , de fazermos os políticos entenderem que é necessário sim uma mudança , mas por todos os ângulo , precisamos de pais participativos , que junto conosco exijam destes políticos , que pouco vivem nossa realidade, que olhem para todos nós de uma forma global:Escola como estrutura física , de pessoal , alunos e pais, que está inserida em uma sociedade.
Por aí será o futuro da educação ao meu ver , e como não vejo nenhum sinal de mudança neste sentido , fico preocupada.Os políticos , em mais um horário eleitoral gratuito, continuam com as mesmas palavras...E eu aqui refletindo...

Tuesday, September 12, 2006

Uma mensagem

"Escrita é auto-estranhamento.Sua superação, a leitura do texto , é , pois , a mais alta tarefa de compreensão."

Hans-georg Gadamer

Deixei esta mensagem para que reflitamos sobre a complexa tarefa da leitura.

Beijos e até

Friday, September 08, 2006

Retorno

Olá pessoal!
Estou de volta após alguns dias de pausa.
Estava com problemas com o acesso à internet,mas agora está tudo solucionado.
Aos poucos tenho mandado e-mails para quem deixou registrado no seu perfil seu endereço. Quem puder responda-me.
Beijos e até