Friday, November 17, 2006

Atividade 4 e 5 de Escola,PP e currículo

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL
ALUNA: Magali Brewda D'Avila
DISCIPLINA: Escola Projeto Pedagógico e currículo
PROFESSORA: Maria Martha
PÓLO: Alvorada
ATIVIDADE 4 e 5

Texto: "Paulo Freire,uma presença,uma experiência"




Viajando pelo meu universo educacional
Considero ser uma professora coerente com minhas idéias.O que me orienta são os olhos dos meus alunos.
Como seria melhor o mundo se olhássemos nos olhos das pessoas...Pensando nisto tenho como hábito olhar muito para meus alunos.Procuro percebê-los pelos olhos,respeito muito o que seus olhos estão dizendo.As vezes eles tem certa dificuldade em falar de seus sentimentos,problemas e dificuldades pelas quais estão passando e acabam por se fechar.Ficam introspectivos,ou agressivos.Olhando para eles ,mas olhando mesmo,não apenas passando os olhos,podemos perceber que algo não está como deveria.
A educação atual deve ser humanizada,segundo minhas idéias.Está no momento dos professores deixarem de lado a postura de mestres e serem mais humanos.Nossas crianças estão cada vez mais sem serem ouvidas,orientadas,abraçadas.Seus familiares os deixam pela manhã para trabalhar e só retornam a noite.Crianças com 7,8,9 anos ficam em casa cuidando de si e de irmãos menores enquanto os pais trabalham.Estas crianças fazem as tarefas domésticas,arrumam-se,arrumam os menores e vão para a escola já com uma bagagem bastante pesada de responsabilidades.Devemos sim respeito a eles.Já são cidadãos,com direitos e responsabilidades.
Este para mim é um desafio realmente grande:Respeitar estas crianças em suas necessidades,suas carências,sem deixar de orientá-los dentro de um contexto educacional.
Não acho que a escola deve adentrar no papel da família de forma alguma,porém acredito que a educação em tempo integral,com assistência psicológica,atividades de lazer extra-classe,professores dispostos a olhar para seus alunos como sujeitos ativos enão passivos do processo educacional,é o caminho para humanizarmos a educação.
Quero deixar aqui dito que não fugi ao tema proposto ao trabalho,mas não gosto de entrar em discuções políticas sobre a educação.É claro que não contesto que a escola e seus integrantes fazem parte da sociedade e esta influencia na política,influenciando consequentemente na educação.Contudo tanto já foi discutido politicamente sobre a educação e em nada se chegou.Se meus alunos são tidos como excluídos pela sociedade em função de uma concepção de valores,de renda ,então eu também sou uma excluída,pois faço parte de uma classe profissional que recebe em média um salário mínimo nacional de remuneração mensal. Sendo nós excluídos,assim como eu estou chegando ao nível superior,superando minhas dificuldades financeiras,de tempo,e de afazeres(que são tantos...mãe,mulher,profissional,dona de casa,...),não cogito a idéia de limitar meus alunos ao que eles podem alcançar.A rotulação só é favorável àqueles que se beneficiam dela para se distiguir em uma posição superior.Por este motivo não gosto de entrar em debate de inclusão,exclusão,em funçaõ de concepções de classe sociais,dentro do assunto educação.

5 comments:

biapedag.blogspot.com said...

Oi, Magali! Como estás? li teu texto e fiquei pensando e repensando... Será que não confundimos política com "politicagem", algumas vezes? Em algum momento de nossas vidas, deixamos de ser políticos? (não estou falando de partidos...) rs Faço política quando estou com meus alunos, quando opto pela "inclusão equilibrada", sem modismos e, também, quando questiono a possibilidade de "inclusão" de alguns alunos... Bem, certamente vamos "trocar outras figurinhas" e, eu, vou pensar mais ainda...
Se precisar, já sabe...
Abraços.
Bia

Luciene Sobotyk said...

Oi Magali!Assisti o filme ESCOLA DE ROCK e gostei bastante.Você já viu este?Esperarei teu retorno para trocarmos idéias sobre os filmes.Boa semana e um beijo,Luciene

Cris Noschang said...

OI Magali!!

Abaixo o preconceito racial: http://crispedagogia.blogspot.com/2006/11/20-de-novembro-dia-da-conscincia-negra.html

Abraços

Kátia Diehl. said...

Oi Magali !! De acordo com o que falamos hoje no pólo, aqui está o nº do telefone do Técnico de Infomática: 98438330 c/ Valdemir. Entra neste site: www.softbrasil.com
ver peças/gravador de CD.
Um beijão !!
Kátia

Adriana Irigaray said...

Boa noite colega! A tua presença na sede da UFRGS, no sábado, é fundamental, para que tenhamos uma bela festa. Nós vemos por lá!Bjs. Adriana