Sunday, November 12, 2006

Atividade 08 de Escola Currículo e PPP

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL
ALUNA: Magali Brewda D'Avila
DISCIPLINA: Escola Projeto Pedagógico e currículo
PROFESSORA: Maria Martha
PÓLO: Alvorada
ATIVIDADE 8


*Após a organização dos grupos e divisão dos textos, construa, individualmente , o Resumo Analítico do texto que você escolheu, publicando-o em seu Webfólio/Rooda


RESUMO ANALÍTICO
TÍTULO: FORMAÇÃO DE PROFESSORES/AS: REFLEXÕES SOBRE OS SABERES E FAZERES NA ESCOLA
AUTOR(ES): Doris Pires Vargas Bolzan
DADOS DA PUBLICAÇÃO : Práticas educativas:Repensando o cotidiano dos(as) em formação.Santa Maria.Universidade de Santa Maria,data da publicação:2005
PALAVRAS-CHAVE: Proposta pedagógica-conhecimento-realidade-atualização-reflexão-reorganização da ação docente
TEMÁTICA PRINCIPAL: O texto cita diversos autores que referem-se ao mesmo tema:A atualização dos professores.Esta atualização não seria necessária somente no âmbito de conhecimentos,mas também na visão de educador.O educador deve ser aquele que tem conhecimento dos conteúdos para desenvolvê-los,mas também conhecimento da sociedade em que seus alunos está inserido e sobretudo dos seus alunos.A atualização deveria ser também,segundo o texto,da maneira do educador ver a si próprio.Não mais como um senhor do saber,mas como alguém que deve ter o conhecimento,mas estar preparado para ouvir seus alunos, refletir com as questões deles e aprender com suas dúvidas. O professor deve ser crítico de seu trabalho,analizar sua conduta,rever seus conceitos diariamente,atribuir as conquistas ou os fracassos de seus alunos tanto a eles quanto a si próprio,para que esteja sempre construindo o saber em seus alunos e consequentemente em si mesmo.
CONCLUSÕES DO AUTOR:
"A busca da compreensão da atividade compartilhada de ensino e de aprendizagem pressupõe uma clara postura ética. Ao observarmos o modo como se desenrolam os processos de interação e de mediação na atividade cotidiana das professoras e dos alunos, podemos evidenciar mais do que o processo de ensinar e de aprender, na sala de aula, senão também compreender o processo de conhecimento pedagógico em um sentido mais amplo.
Dessa forma, poderíamos dizer que um dos principais objetivos do ensino é o desenvolvimento do conhecimento compartilhado entre os indivíduos (ensinantes/aprendentes), sendo um processo que ultrapassa as situações de controle e domínio sobre os conteúdos escolares a serem aprendidos.
Desse modo, percebemos que é preciso redirecionar a escola e, para isso, temos de partir de algum ponto. Refletir sobre a prática pedagógica parece ser um dos pontos de partida, pois compreender o processo de construção de conhecimento pedagógico de forma compartilhada implica compreender como se constitui esse processo no cotidiano da escola."
DISCUTA AS IDÉIAS DO AUTOR A PARTIR DE SUAS EXPERIÊNCIAS PESSOAIS:
Serei franca em dizer que não me atenho a uma prática apenas.Em minhas aulas desenvolvo os conteúdos ,como já citei em outra atividade,de forma que,ao transmitir o conhecimento do assunto,sempre procuro relacionar com o dia-a-dia de meus alunos,incentivando o debate e a exposição de idéias.Procuro buscar neles os focos de interesse,suas experiências,suas expectativas quanto ao que proponho e ao concluir o tema faço uma reflexão com eles sobre o que acharam,o que gostaram ou não gostaram,o que aprenderam e o que gostariam de rever.Com isto consigo visualizar as vivências deles em sociedade(o que fazem em seus momentos de lazer,com quais amigos convivem fora da escola...) e as vivências familiares(com quem moram,como é sua estrutura familiar,seus conflitos e angústias em sua convivência familiar,seus desejos com relação ao futuro...),integrando aos temas desenvolvidos.Como por exemplo,quando tratamos do ECA.Desenvolvo com eles o Estatuto da criança e do adolescente.Inicialmente apresento o Estatuto,explico o que é e para que foi criado.Lemos as leis(um artigo por aula) como está descrito no Estatuto e começamos a discussão.Eles comentam sobre fatos que ocorreram em sua rua,com familiares,com conhecidos,com amigos,consigo próprios.Tiram dúvidas sobre o que estamos debatendo e depois criamos situações reais para que solucionemos com base no que foi dito no artigo(às vezes só criando soluções verbalmente,às vezes dramatizando).Em uma das aulas,discutindo sobre o direito que a criança e o adolescente tem de ser tratado com a mesma dignidade que um adulto,como está na constituição,começamos a discutir sobre o direito à vida,desde antes de nascer;a proibição ao aborto e o assunto foi para gravidez não planejada,tratamento desumano em clínicas de aborto clandestino,namoro,Aids,doenças sexualmente transmissíveis e por aí afora...Para a aula seguinte,vendo o interesse deles em doenças como a Aids e as doenças sexualmente transmissíveis,aproveitei os trabalhos do mural,que a sétima série havia feito e esclarecemos dúvidas sobre gonorréia,sífilis,canclo mole ,entre outras.Para isto,eu em casa fiz pesquisas,e descobri muita coisa sobre estes assuntos que não sabia.Foi uma troca:eles estimularam que eu me informasse e eu apresentei a eles algo que estavam curiosos para conhecer.Assim procuro integrar a "vida real "com os conteúdos que desenvolvo com meus alunos.Acredito não ter outro caminho para a educação atualmente,pois se não for assim,procurando provocar neles o interesse,o debate,tratando de assuntos que lhes chame a atenção,não há maneira de estimulá-los ao aprendizado.Além disto é assim que continuamos nós,professores,a aprender com eles,com suas experiências e suas dúvidas,sempre nos incitando a buscar mais informações e adquirirmos mais conhecimento.

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