Tuesday, November 10, 2009

Análise do plano de aula

Após elaborar o plano de aula , foi solicitado pela disciplina de Didática , planejamento e avaliação que analisássemos o planejamento a partir de certas questões , o que descrevo abaixo:

"1. Para o planejamento, você escolheu um tema a ser desenvolvido. Qual é a importância deste tema para os seus alunos, isto é, para o grupo para quem planejou, no dia de hoje? É um tema de que os alunos precisam hoje para resolver algum problema concreto? Para satisfazer alguma curiosidade?
O tema escolhido , uma história de Monteiro Lobato , surgiu a partir de uma curiosidade deles. Ao lembrarem de uma propaganda de um site de busca que compara as terminologias regionais, mais especificamente o termo “Cuca” , alguns alunos começaram a discutir sobre o assunto. Percebi que muitos não conheciam realmente a ‘Cuca” , personagem do Monteiro Lobato ao qual a propaganda se referia. O tema então surgiu com o objetivo de aproximar os alunos a este escritor e suas obras , reconhecidas significativamente para o universo infanto-juvenil.


2. Qual é a relevância do tema escolhido para seus alunos no futuro? Em que o tema vai contribuir para a vida destes alunos?

Acredito que a literatura tem importância ao longo de toda a vida dos alunos, sejam eles crianças , jovens ou adultos. Desenvolver o prazer de ler é uma das atribuições de um educador , pois muito da capacidade em produzir textos e interpretar está relacionado ao contato com livros e leituras diversas. Apreciar um texto , um livro , produz cidadãos mais críticos e culturalmente desenvolvidos.Além disto , penso que as produções de Monteiro Lobato despertam o interesse e a vontade da leitura nos alunos , pois são temas criativos , cheios de fantasia , mas com elementos que podem ser de fácil identificação por parte de qualquer criança.

3. Qual é o acesso que os seus alunos têm ao tema? O que eles já sabem sobre o tema? Onde o tema aparece no cotidiano dos alunos? O que pode motivá-los a trabalhar com este tema?

Há muitos vídeos de episódios do “Sítio do Pica Pau Amarelo” , assim como muitos textos. Os temas fazem parte do mundo infanto-juvenil , uma vez que giram em torno de fantasias acerca do imaginário .
Ao constatar o pouco contato que eles tinham com as obras de Monteiro Lobato , percebi que seria interessante proporcionar a eles maior proximidade com as obras deste escritor . O texto escolhido para iniciar o trabalho, “A costureira das fadas” ,apresenta uma curta história que pode introduzi-los ao universo de Monteiro Lobato . A partir daí , caso haja interesse por parte dos alunos , poderemos explorar uma série de outros textos , vídeos ...
A motivação ao tema do texto surgiu antes de apresentá-lo , com a questão sobre a “Cuca”, que levou ao assunto “Sítio do Pica Pau Amarelo” e assim a Monteiro Lobato.

4. De que forma esta atividade planejada se relaciona com outras áreas do conhecimento além da linguagem? Quais são elas?

As áreas que se relacionam , além da linguagem são cooperação , participação e criatividade . Por estarem trabalhando em grupo , os alunos devem saber trabalhar de forma a colaborar com a produção do grupo , devem participar ativamente do trabalho , pois de todos depende a conclusão do mesmo , assim como devem exercitar a criatividade buscando produzir um texto com vários elementos que o complementem


5. O tema escolhido poderia ser um tema desencadeador para desenvolver um projeto mais amplo e interdisciplinar? Seguindo as etapas como os projetos são desenvolvidos, o que você teria que fazer antes de explorar o tema da forma prevista? E o que você teria que fazer depois?

Sim , o tema poderia desencadear outros , como por exemplo , estudar quais seriam os personagens reais e quais seriam os personagens imaginários criados por Monteiro Lobato. Depois poderíamos investigar sobre alguns animais citados , habitat , alimentação , classificação...
Seguindo as etapas ,deveria levantar as dúvidas e certezas dos alunos acerca do tema. Depois selecionar recursos/meios que possibilitassem aos alunos explorar o tema para solucionar as dúvidas e confirmar as certezas.


6. Agora, imagine um encontro seu com os pedagogos Célestin Freinet e Maria Montessori. Quais sugestões Freinet daria a você para desenvolver este projeto? E quais ideias teria Maria Montessori?

Freinet proporia uma visita a um museu que tivesse aranhas para explorarmos como as aranhas tecem suas teias, para que fizéssemos uma entrevista com o mediador do museu sobre as aranhas e “suas famílias” e depois compararmos com a família das pessoas em elementos como número de filhos , organização laboral , etc.
Montessori proporia criarmos em nossa sala um “aranhário” , para observarmos uma aranha e fazermos relatórios de seu comportamento.Poderíamos ler para o grande grupo os relatórios , convidar um especialista em aracnídeos para dar algumas respostas, fazer cartazes com alguns elementos que acharmos importates , como a alimentação da aranha , como ela ataca e convidar outras turmas para virem à exposição e explicarmos os cartazes para que conhecessem um pouco sobre aranhas, etc..."

Plano de aula

Segue meu planejamento:
A) Nível/ Etapa de Ensino:
-4º série

B) Temática focalizada:
-Criatividade ,
-Construção de texto colaborativamente,
-Sílabas e número de sílabas

C) Justificativa (da temática escolhida):
Em razão do trabalho já iniciado a respeito das obras e personagens de Monteiro Lobato , o texto “Costureira das fadas” foi selecionado por mim para realizar esta atividade, pois é um texto que se adapta muito bem ao objetivo da atividade proposta, possuindo partes (início , meio e final) facilmente identificáveis .
-Proporcionar aos alunos desenvolver a criatividade a partir de um trecho de texto como desencadeador.
-A partir da construção de um texto , atentá-los para as partes que compõem a estrutura do mesmo:começo , meio e final , bem como elementos que representam cada parte.
-Revisão de conteúdo:Sílabas e número de sílabas

D) Roteiro das atividades:
1) Leitura de trechos do texto : A costureira das fadas , de Monteiro Lobato2) Produção textual: Em grupo 3) Jogo:soletrando 4) Sistematização: trabalhar com sílabas e número de sílabas de palavras contidas no texto

E) Descrição das atividades:1) Leitura da parte do texto “A costureira da fadas” , de Monteiro Lobato entregue ao seu grupo. O texto será dividido em três partes , início , meio e final , e entregue uma parte para cada um dos grupos.
1.1) objetivo: Identificar qual parte do texto o grupo recebeu: Se o início , o meio , ou o final.
1.2) organização da turma: Em três grupos
1.3) organização dos materiais: Texto dividido em três partes
1.4) desenvolvimento:Após entregar os trechos do texto , explicar que cada grupo recebeu uma parte de um mesmo texto , e que deverá manter em segredo para com os outros grupos de qual parte é , e de como é esta parte. Deverão ler e tentar descobrir se é o começo , o meio ou o final.2) Produção textual2.1) objetivo:Desenvolver a capacidade de argumentação , a colaboração e o trabalho integrado . Produzir um texto com início , meio e final.
2.2) organização da turma: Em três grupos. Dentro dos grupos deverão se organizar tendo : quem escreverá o rascunho , quem passará o início à limpo , quem passará o meio à limpo e quem passará o final à limpo. Assim como o relator que lerá em voz alta o texto produzido.Todos do grupo deverão colaborar com idéias para a construção do texto do grupo.
2.3) organização dos materiais:Papel pardo , canetinha hidrocor , folhas de ofício e cola
2.4) desenvolvimento:O grupo deverá organizar-se para trabalhar em grupo, respeitando as idéias diferentes que surgirem e sabendo fazer suas colocações de forma argumentativa .
Completar de maneira adequada o trecho apresentado , correspondendo as partes do texto que faltam , usando idéias surgidas no grupo , fazendo o rascunho em seu caderno.
Após concluída a etapa de construção do texto , passar a limpo para três folhas de ofício, dividindo sua produção em início , meio e final, que serão coladas em papel pardo para afixar no mural da sala e depois comparar com as produções dos demais grupos.Para esta comparação , um aluno , já pré escolhido pelo grupo , lerá em voz alta a produção de seu grupo.
3) Jogo3.1) objetivo:De maneira descontraída , promover a fixação de conteúdos e a escrita correta das palavras.3.2) organização da turma: Individual3.3) organização dos materiais:bola,rádio , cd, giz e quadro3.4) desenvolvimento: Após terminada a atividade de produção dos texto , os alunos receberão uma bola a qual irão passando de um em um , enquanto tocar o cd. Quando a professora parar a música , o aluno que estiver com a bola deverá vir ao quadro e escrever ,de forma correta:
Um palavra solicitada pela professora , retirada dos textos que fizeram, que seja :
*monossílaba, ou
*dissílaba , ou
*trissílaba , ou
*polissílaba,
Será permitido aos alunos olharem na produção de rascunho (que todos terão em seus cadernos) para procurar a palavra.4) Sistematização: Fixação de conteúdos : Monossílaba , dissílaba , trissílaba e polissílaba, assim como escrita correta de palavras.4.1) objetivo: Estimular os alunos a terem atenção na escrita das palavras e desenvolver a escrita correta.4.2) organização da turma:Individual4.3) organização dos materiais:Dicionário4.4) desenvolvimento:Após o colega ter escrito a palavra solicitada pela professora no quadro , os demais colegas deverão procurar no dicionário a palavra e a professora sorteará um para vir escrevê-la como está escrita no dicionário , assim como ler seu significado.

Anexos:Parte um do texto-Início:






Parte dois do texto-Meio:


Parte três do texto-Final:


Plano de aula

Por solicitação das disciplinas de Linguagem e educação e Didática , planejamento e avaliação , fiz um plano de aula , a partir das leituras dos textos :














"Psicogênese da Escrita" (Letra A, 2005)




" Planejamento em busca de caminhos"( XAVIER, Maria Luisa; DALLA ZEN, Maria Isabel (Orgs.). Planejamento em Destaque: análises menos convencionais. 2. ed. Porto Alegre: Mediação, 2001. P. 59-65 e 72-73.)










Sunday, November 08, 2009

Pedagogos

Ao ler o texto apresentado pela disciplina de Didática ,planejamento e avaliação, constatei que a batalha por uma educação mais próxima dos alunos vem de muitos anos atrás . Ao longo do curso estudamos o movimento da "Escola Nova",do qual fazem parte Freinet e Montessori, que em suma propunha uma escola onde o aluno não fosse tão submísso e passivo com relação ao aprendizado.
Hoje estamos no século XXI e ainda lutamos pela educação com o mesmo objetivo.
Contudo , percebo também que , pouco mudou em termos de estrutura física nas escolas , mas muitos professores estão mudando sua prática.
Está havendo um movimento de "olhar" verdadeiramente para os alunos , para sua realidade , seus interesses , suas vivências , e a partir do que se vê , buscar adequar a educação às necessidades dos alunos . Está havendo uma preocupação significativa com o aluno-indivíduo , enquanto ser que pensa , age , reage , vê , ouve e principlamente aprende fora da escola.
Pelos exemplos que tenho ouvido de minhas colegas , de atividades que propoem a seus alunos , acredito que estamos em um caminho rumo a uma mudança efetiva, alicerçada por muitos como Montessori e Freinet , mas alimentada pelas mudanças sofridas nos alunos que recebemos em nossas escolas.