Tuesday, November 10, 2009

Análise do plano de aula

Após elaborar o plano de aula , foi solicitado pela disciplina de Didática , planejamento e avaliação que analisássemos o planejamento a partir de certas questões , o que descrevo abaixo:

"1. Para o planejamento, você escolheu um tema a ser desenvolvido. Qual é a importância deste tema para os seus alunos, isto é, para o grupo para quem planejou, no dia de hoje? É um tema de que os alunos precisam hoje para resolver algum problema concreto? Para satisfazer alguma curiosidade?
O tema escolhido , uma história de Monteiro Lobato , surgiu a partir de uma curiosidade deles. Ao lembrarem de uma propaganda de um site de busca que compara as terminologias regionais, mais especificamente o termo “Cuca” , alguns alunos começaram a discutir sobre o assunto. Percebi que muitos não conheciam realmente a ‘Cuca” , personagem do Monteiro Lobato ao qual a propaganda se referia. O tema então surgiu com o objetivo de aproximar os alunos a este escritor e suas obras , reconhecidas significativamente para o universo infanto-juvenil.


2. Qual é a relevância do tema escolhido para seus alunos no futuro? Em que o tema vai contribuir para a vida destes alunos?

Acredito que a literatura tem importância ao longo de toda a vida dos alunos, sejam eles crianças , jovens ou adultos. Desenvolver o prazer de ler é uma das atribuições de um educador , pois muito da capacidade em produzir textos e interpretar está relacionado ao contato com livros e leituras diversas. Apreciar um texto , um livro , produz cidadãos mais críticos e culturalmente desenvolvidos.Além disto , penso que as produções de Monteiro Lobato despertam o interesse e a vontade da leitura nos alunos , pois são temas criativos , cheios de fantasia , mas com elementos que podem ser de fácil identificação por parte de qualquer criança.

3. Qual é o acesso que os seus alunos têm ao tema? O que eles já sabem sobre o tema? Onde o tema aparece no cotidiano dos alunos? O que pode motivá-los a trabalhar com este tema?

Há muitos vídeos de episódios do “Sítio do Pica Pau Amarelo” , assim como muitos textos. Os temas fazem parte do mundo infanto-juvenil , uma vez que giram em torno de fantasias acerca do imaginário .
Ao constatar o pouco contato que eles tinham com as obras de Monteiro Lobato , percebi que seria interessante proporcionar a eles maior proximidade com as obras deste escritor . O texto escolhido para iniciar o trabalho, “A costureira das fadas” ,apresenta uma curta história que pode introduzi-los ao universo de Monteiro Lobato . A partir daí , caso haja interesse por parte dos alunos , poderemos explorar uma série de outros textos , vídeos ...
A motivação ao tema do texto surgiu antes de apresentá-lo , com a questão sobre a “Cuca”, que levou ao assunto “Sítio do Pica Pau Amarelo” e assim a Monteiro Lobato.

4. De que forma esta atividade planejada se relaciona com outras áreas do conhecimento além da linguagem? Quais são elas?

As áreas que se relacionam , além da linguagem são cooperação , participação e criatividade . Por estarem trabalhando em grupo , os alunos devem saber trabalhar de forma a colaborar com a produção do grupo , devem participar ativamente do trabalho , pois de todos depende a conclusão do mesmo , assim como devem exercitar a criatividade buscando produzir um texto com vários elementos que o complementem


5. O tema escolhido poderia ser um tema desencadeador para desenvolver um projeto mais amplo e interdisciplinar? Seguindo as etapas como os projetos são desenvolvidos, o que você teria que fazer antes de explorar o tema da forma prevista? E o que você teria que fazer depois?

Sim , o tema poderia desencadear outros , como por exemplo , estudar quais seriam os personagens reais e quais seriam os personagens imaginários criados por Monteiro Lobato. Depois poderíamos investigar sobre alguns animais citados , habitat , alimentação , classificação...
Seguindo as etapas ,deveria levantar as dúvidas e certezas dos alunos acerca do tema. Depois selecionar recursos/meios que possibilitassem aos alunos explorar o tema para solucionar as dúvidas e confirmar as certezas.


6. Agora, imagine um encontro seu com os pedagogos Célestin Freinet e Maria Montessori. Quais sugestões Freinet daria a você para desenvolver este projeto? E quais ideias teria Maria Montessori?

Freinet proporia uma visita a um museu que tivesse aranhas para explorarmos como as aranhas tecem suas teias, para que fizéssemos uma entrevista com o mediador do museu sobre as aranhas e “suas famílias” e depois compararmos com a família das pessoas em elementos como número de filhos , organização laboral , etc.
Montessori proporia criarmos em nossa sala um “aranhário” , para observarmos uma aranha e fazermos relatórios de seu comportamento.Poderíamos ler para o grande grupo os relatórios , convidar um especialista em aracnídeos para dar algumas respostas, fazer cartazes com alguns elementos que acharmos importates , como a alimentação da aranha , como ela ataca e convidar outras turmas para virem à exposição e explicarmos os cartazes para que conhecessem um pouco sobre aranhas, etc..."

No comments: