Thursday, September 24, 2009

Centro de Interesse

Fonte: http://www.edualter.org/material/denip2004/IMAGES/organitzacio.gif

O Centro de Interesse é uma técnica pedagógica "...criada por Ovide Decroly, conhecido pelos seus estudos sobre a psicologia infantil, principalmente sobre o desevolvimento da criança e a preservação de sua liberdade . A base psicológica desta estratégia reside em considerar a vida mental do indivíduo como unidade; portanto , os temas ou conteúdos a serem estudados devem ser apresentados no seu todo e não repartidos em disciplinas ou áreas do conhecimento."(Nora Cecília Bocaccio Cinel , Centros de Interesse-Estratégia utiliza multidisciplinaridade para desenvolvimento global).
Sinto-me segura em falar sobre o Centro de Interesse , de Decroly , pois ao iniciar minha caminhada como educadora , em uma escola infantil , no ano de 1988, foi com esta técnica pedagógica . Durante os 8 anos que trabalhei com educação infantil , foi utilizando esta metodologia.
Gostaria de fazer algumas considerações a este respeito , pois penso ser importante .
A base do Centro de Interesse é partirmos sempre de um contexto amplo que irá nos permitir identificar por quais temas específicos os alunos se interessarão para nortear nosso planejamento. Por exemplo: se quero trabalhar a semente , começo com a árvore .A partir dela vou indo desde a raiz , que a fixa no solo e retira dele seus nutrientes ,para o caule , que leva os nutrientes retirados do solo aos galhos e folhas , que permite o florescer , que resultará na fruta que contém a semente , que cairá no solo e poderá gerar uma nova árvore.Este processo foi proposto por Decroly por acreditar que as crianças não percebem o mundo que a cerca de forma fragmentada , mas sim dentro de um contexto amplo. Por esta razão sugere que devamos desenvolver os temas dentro de um contexto identificável pelo aluno.
Neste processo o professor deve ater-se ao que os alunos demonstram maior curiosidade e explorar , dentro deste tema mais específico , as disciplinas integradas. Novamente vou exemplificar usando o exemplo da árvore : um grande números de alunos questionou sobre as"flores" . Fizeram comentários , trouxeram contribuições sobre flores que conhecem , enfim , demonstraram que este é um tema de interesse.
Neste contexto o professor , ao apresentar o tema "semente" e explicar seu contexto na natureza , percebeu que os aluno gostariam de conhecer mais sobre as flores. Então seu planejamento deve prosseguir com os demais conteúdos integrados a ele , pois sendo um tema que foi gerado a partir do interesse deles , de algo que faz parte de sua realidade , tende a produzir bons resultados.
Posso afirmar com base em minha experiência que é muito positiva e producente esta metodologia com alunos de educação infantil.
Atualmente , trabalhando com quarta série não utilizo esta metodologia , pois na proposta da escola os alunos devem ser preparados para a troca de sistema ( de um para 10 professores e disciplinas) que ocorre entre quarta e quinta séries, onde deverão ir exercitando a organização do material para diversas disciplinas , entrega de diferentes temas e tarefas , assim como um tempo curto e específico para cada disciplina .


4 comments:

Iris said...

Olá Magali

Serei tua acompanhante oficial, aqui no blog, neste semestre.
Pelo que entendi, de tua explicação sobre a proposta de Decroly, o conteúdo, no teu exemplo a semente, é estabelecido pelo professor, mas deve ser "encaixado" nos demais interesses manifestos pelos alunos.
É isso mesmo? Fiquei pensando em como levantar interesses comuns, numa turma de 30 alunos.
Abra@os, Iris

Diana Nunes said...

Queria saber os principais teóricos papel do professor o papel do aluno ponto de partida papel da disciplina área de estudo aprendizagem e avaliação critério de avaliação sobre o centro de interesse?

Unknown said...

Um dos principais teóricos é Ovide Declory

Diana Nunes said...

Qua o papel dela ?